Jantar Harmonizado Beneficente da Altos Montes foi sucesso de público  

O Jantar Harmonizado Beneficente da Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes, que ocorreu no último sábado, 15, teve ao total 270 participantes, entre pagantes e convidados, o que gerou um valor de R$16.036,00, que serão repassado às instituições APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Flores da Cunha e Nova Pádua, Liga Feminina de Combate ao Câncer e Mão Amiga Flores da Cunha. 

Região dos Altos Montes – A Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes é composta por 18 vinícolas, localizadas na Serra Gaúcha, nos municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua. A região conta com indicação de procedência, desde 2012, um selo que atesta que o produto foi produzido dentro de um padrão próprio de qualidade e em uma região específica. Participam da Associação as seguintes vinícolas: Boscato Vinhos Finos, Caetano Vicentino – Vinhas & Vinhos, Cantina Gelain, Casa Venturini Vinhos e Espumantes, Cave de Angelina – Vinhos & Vinhedos, Famiglia Veadrigo, Fante Bebidas, Luiz Argenta Vinhos Finos, Terrasul Vinhos Finos, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana, Vinícola Bebber, Vinícola Família Ulian, Vinícola Marzarotto, Vinícola Mioranza, Vinícola Monte Reale, Vinícola Panizzon e a mais nova integrante Casa Eva Vinhos e Vinhedos. Mais informações podem ser obtidas em www.vinhosdosaltosmontes.com.br.  

Bazar Flor de Lis

Altos Montes promove jantar harmonizado

A Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes) irá promover mais uma edição do seu tradicional Jantar Harmonizado. Neste ano, o evento será realizado em prol de entidades assistenciais e acontecerá no dia 15 de julho, na Vinícola Monte Reale, em Flores da Cunha, na região da Serra Gaúcha.

Gelo Camelo

Altos Montes revela rótulos das Safras 2021 e 2022 que serão lançados no mercado em 2023

Degustação às cegas ocorreu no final de abril com a renovação do Selo IP dos vinhos apresentados 

No dia 25 de abril, foi realizada, na Escola de Gastronomia da UCS, em Flores da Cunha, a degustação às cegas que reavaliou rótulos das Safras 2021 e 2022 candidatos à renovação do Selo de Indicação de Procedência Altos Montes. Foram avaliadas seis amostras de vinho, todas recomendadas por unanimidade pelos enólogos avaliadores. Para César Curra, Coordenador da IP Altos Montes, o resultado da degustação é reflexo do trabalho desenvolvido nas vinícolas. “Todas as notas foram muito altas, o que comprova a qualidade dos vinhos dos Altos Montes. Isso mostra que estamos indo no caminho certo, com um grande trabalho nos vinhedos e dos enólogos das vinícolas associadas, em um esforço mútuo para entregar produtos de alta qualidade produzidos na nossa região”, avalia. 

As três vinícolas que submeteram vinhos para análise foram Cave de Angelina – Vinhos & Vinhedos, Vinhos Fabian e Vinhos Viapiana, apresentando dois rótulos cada. O Comitê de Avaliação foi composto pelo representante da Associação Brasileira de Enologia (ABE), Edgar Scortegagna, e outros quatro enólogos das vinícolas associadas. 

Confira abaixo a lista dos vinhos avaliados que serão lançados nos próximos meses: 

Cave de Angelina – Vinhos & Vinhedos 

Vinho Fino Branco Seco Chardonnay 

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Pinot Noir 

Vinhos Fabian 

Vinho Fino Branco Seco Chardonnay 

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Tannat 

Vinhos Viapiana 

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Pinot Noir 

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Cabernet Franc  

Selo de Indicação de Procedência Altos Montes – O Selo de Indicação de Procedência é uma certificação empregada a um produto e que atesta que o mesmo foi produzido dentro de um padrão próprio de qualidade e dentro de uma região específica. O Selo da Indicação de Procedência Altos Montes corresponde ao terroir da região que abrange Flores da Cunha e Nova Pádua, na Serra Gaúcha. A procura pela certificação que garante a qualidade dos vinhos é uma iniciativa da Associação dos Produtores dos Vinhos dos Altos Montes que, atualmente, conta com 16 vinícolas associadas.  

A Apromontes foi criada em 2002 para fortalecer a rede vitivinicultura e promover o enoturismo local. Atualmente é composta por 16 vinícolas: Boscato Vinhos Finos, Caetano Vicentino – Vinhas & Vinhos, Cantina Gelain, Casa Venturini Vinhos e Espumantes, Cave de Angelina – Vinhos & Vinhedos, Famiglia Veadrigo, Fante Bebidas, Luiz Argenta Vinhos Finos, Terrasul Vinhos Finos, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana, Vinícola Bebber, Vinícola Marzarotto, Vinícola Mioranza, Vinícola Monte Reale e Vinícola Panizzon. Mais informações podem ser obtidas em www.vinhosdosaltosmontes.com.br.  

Bazar Flor de Lis

A força feminina no Enoturismo Gaúcho

Cresce cada vez mais o número de vinícolas brasileiras que possuem mulheres à sua frente. Desde gestoras até enólogas, a força feminina marca o enoturismo, inclusive na Serra Gaúcha. Na Região dos Altos Montes, por exemplo, localizada entre as cidades de Nova Pádua e Flores da Cunha, muitas mulheres são responsáveis por levar uma experiência singular aos turistas.  

Mas qual é o sentimento de ser mulher no Enoturismo? Para Graziela Boscato, da Caetano Vicentino – Vinhas & Vinhos, uma das vinícolas pertencentes à Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes), são muitos sentimentos envolvidos. “Mas o sentimento que eu escolho é sorte. Estou no lugar certo, com as pessoas certas. Após 20 anos trabalhando no meio do vinho, agora estou na frente da minha empresa, com meus valores, meu estilo, meus sentimentos”, destaca. 

Já Denise Venturini, da Casa Venturini Vinhos e Espumantes, afirma que é um sentimento de empoderamento, ousadia e paixão “que move a cada dia em busca de novos desafios, conhecimentos, e um novo despertar para o mundo do Enoturismo”. Francine Tonet, que comanda a Cave de Angelina – Vinhos & Vinhedos, também ressalta boas emoções nesta relação. “O Enoturismo desperta em mim, como mulher, os sentimentos mais fraternos, de acolhimento, receptividade, simpatia e cordialidade. Em torno de uma taça e da nossa cultura italiana, vivo e revivo histórias, sensações e sentimentos com o nosso visitante”, explica. 

Conquista feminina 

As mulheres estão conquistando seu espaço no mundo do vinho e, com isso, no Enoturismo também. Para Fabiane Veadrigo, da Famiglia Veadrigo, mais uma vinícola associada da Apromontes, a atenção e o carinho femininos encantam os visitantes e fidelizam cada vez mais os consumidores. “A sensibilidade da mulher agrega produtos elegantes e cheios de personalidade, assim como experiências únicas as quais o visitante jamais esquece”, relata. 

Daiane Argenta, da Luiz Argenta Vinhos Finos, também confia no diferencial da gestão feminina. “Ser mulher traz um olhar diferenciado ao negócio do Enoturismo, principalmente pela grande sensibilidade e enorme capacidade de se dedicar ao cuidado do outro. Isso é fundamental para dar a merecida atenção aos detalhes e a hospitalidade, ao receber visitantes, e proporcionar a melhor experiência possível a eles”, acredita. 

Para estas mulheres, é muito gratificante fazer parte do time das mulheres que trabalham no segmento de Enoturismo. Janaína Massarotto, enóloga responsável pela produção da Vinícola Marzarotto diz ter muito orgulho em saber que há consumidores desfrutando de seus vinhos a todo o momento. “Isso me faz querer desempenhar cada dia mais meu papel com mais carinho, dedicação e amor pela bebida. E é muito bom ver a quantidade de mulheres conquistando seu espaço no segmento”, conclui. 

Região dos Altos Montes – Localizada na Serra Gaúcha, nos municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua, a Região dos Altos Montes é responsável pela maior produção de vinhos do país. Desde 2002, a rede vitivinicultora e o enoturismo local são fortalecidos pela Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes), composta por 16 vinícolas: Boscato Vinhos Finos, Caetano Vicentino – Vinhas & Vinhos, Cantina Gelain, Casa Venturini Vinhos e Espumantes, Cave de Angelina – Vinhos & Vinhedos, Famiglia Veadrigo, Fante Bebidas, Luiz Argenta Vinhos Finos, Terrasul Vinhos Finos, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana, Vinícola Bebber, Vinícola Marzarotto, Vinícola Mioranza, Vinícola Monte Reale e Vinícola Panizzon. Mais informações podem ser obtidas em www.vinhosdosaltosmontes.com.br

Por Mariana Bond – Usina de Notícias

Gelo Camelo

Duas novas vinícolas passam a integrar a Apromontes

Felipe, da Apromontes, recepciona Janaina, Ana e Graziela

As vinícolas Marzarotto e Caetano Vicentino agora fazem parte da Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes, sediada no município de Flores da Cunha, próximo à Caxias do Sul, região vinícola do Rio Grande do Sul.

Criada em 2002 para fortalecer a rede vitivinicultora e promover o enoturismo local de Flores da Cunha e Nova Pádua, na Serra Gaúcha, agora a Apromontes conta com 16 vinícolas associadas. 

Vinícola Marzarotto
Localizada no município de Nova Pádua, foi fundada em 2018 pela enóloga e proprietária Janaína Massarotto, que é Sommelier Internacional pelo UCS/FISAR e também foi coroada Rainha da 13ª Festa Nacional da Vindima (Fenavindima), maior festa de Flores da Cunha.

Caetano Vicentino – Vinhas & Vinhos 
Localizada no município de Nova Pádua, a vinícola Caetano e Vicentino foi criada por Valmor Boscato, que após 45 anos trabalhando na vitivinicultura, resolveu mudar sua história e abrir uma pequena vinícola com as filhas Ana Boscato e Graziela Boscato, produzindo vinhos especiais e exclusivos a partir do vinhedo original herdado pelo seu pai, que continuou em sua posse. 

A Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes) é composta por 16 vinícolas: Boscato Vinhos Finos, Caetano Vicentino – Vinhas & Vinhos, Cantina Gelain, Casa Venturini Vinhos e Espumantes, Cave de Angelina – Vinhos & Vinhedos, Famiglia Veadrigo, Fante Bebidas, Luiz Argenta Vinhos Finos, Terrasul Vinhos Finos, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana, Vinícola Bebber, Vinícola Marzarotto, Vinícola Mioranza, Vinícola Monte Reale e Vinícola Panizzon.

Bazar Flor de Lis

Apromontes define a diretoria do próximo Biênio 2023/2024

Da direita para esquerda: Felipe Bebber discursando, Filipe Panizzon, Janete Inês Paloschi e André Tonet.

A Associação de Produtores de Vinhos dos Altos Montes (Apromontes) apresentou, no sábado (19/11), durante o Festival do Espumante dos Altos Montes, em Nova Pádua, a nova diretoria do biênio 2023/2024. A chapa única foi eleita em reunião entre os associados por unanimidade no último mês. 

Para o então presidente Filipe Panizzon, que passa a posição ao enólogo e sócio da Vinícola Bebber, Felipe Bebber, “Assumi a presidência em 2020 e foi um período difícil devido à Pandemia, mas que com muito trabalho, conseguimos superar”. Para Bebber, “A Associação é pautada pela união, força e paixão pela uva, o vinho e espumante”, definiu. O presidente eleito finalizou dizendo que se sente muito honrado e dará continuidade ao trabalho feito até então. 

A vice-presidência, que no triênio anterior era ocupada por Janete Inês Paloschi, como representante da Fante Bebidas, agora passa para o enólogo e sócio da Cave de Angelina – Vinhos & Vinhedos, André Tonet.  

Diretoria Biênio 2023/2024 

Diretoria Executiva: 

Presidente – Felipe Bebber 

Vice-Presidente – André Tonet 

1º Tesoureira – Débora Molinari Viapiana 

2º Tesoureira – Fabiane Veadrigo 

Secretária – Janete Inês Paloschi 

Conselho de Administração: 

Presidente – Gustavo Henrique Gelain 

1º Membro Titular – Filipe Panizzon 

2º Membro Titular – Jerônimo Mioranza 

3º Membro Titular – Júlio César Gelain 

4º Membro Titular – Eleida Mioranza Soldatelli 

1º Membro Suplente – Daiane Panizzon Argenta 

2º Membro Suplente – Roberta Boscato 

Conselho Técnico e de Pesquisa  

Diretor Técnico – César Augusto Curra 

1º Membro Titular – Giovani Fabian 

2º Membro Titular – Paulo Ricardo Venturini 

Altos Montes – Fundada em 23 de janeiro de 2002, a Rota dos Vinhos dos Altos Montes oferece cultura, conhecimento e lazer para os turistas que desejam conhecer Flores da Cunha e Nova Pádua. Localizada na Encosta Superior do Nordeste do RS, entre os municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua, a região caracteriza-se por apresentar montes, também conhecidos como serras, de 600 a 800 metros de altitude. 

O roteiro surgiu da iniciativa da Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes, que, atualmente, é contemplada com o registro de Indicação de Procedência (IP) dos Altos Montes, e recebe turistas e apreciadores de vinhos, permitindo que o visitante se integre ao mundo da produção e se encante pelo universo vitivinícola brasileiro. 

Gelo Camelo

Vai começar a colheita das uvas no Rio Grande do Sul

Durante os meses de janeiro e fevereiro as vinícolas do Rio Grande do Sul se preparam para receber os turistas interessados em participar do período conhecido como vindima, um dos mais importantes na produção de vinhos, fase da colheita das uvas. Duas cidades se destacam no roteiro turístico: Flores da Cunha e Nova Pádua.

Das 12 vinícolas que compõem a Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes), quatro terão programação especial para a vindima 2022.  A Panizzon oferece a degustação simultânea de uvas e vinhos, onde será possível saborear alguns tipos de uvas. A Boscato Vinhos Finos e a Cave de Angelina terão a opção de visitação nos vinhedos. Todas as três atividades estão disponíveis ao público mediante agendamento prévio.  

Já a vinícola Luiz Argenta, conhecida pelas paisagens naturais e a alta gastronomia do Restaurante Clô, preparou a Colheita Experience, que promete emergir o turista na experiência da vindima. A atração acontecerá nos dias 29/01, 12/02 e 26/02, às 9h30, e terá duração de duas horas.

Durante o passeio, será possível conhecer a história da vinícola e da propriedade que teve papel fundamental na história da produção de vinhos nacional.  A visitação será realizada por um agrônomo, que orientará a degustação dos vinhos. Quem participar ainda receberá de presente o kit colheita, que inclui um avental, um chapéu e um mapa da Luiz Argenta. O valor do Colheita Experience é R$ 395,00 reais por pessoa e a compra do ingresso pode ser realizada no site da Wine Locals. 

Bazar Flor de Lis

Segunda safra de vinhos com Selo IP Altos Montes recebe certificação nesta semana

Boscato Merlot é um dos vinhos produzidos no Altos Montes (RS)

Na quinta-feira, 2 de dezembro, a Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes realizará a entrega do Certificado de Produto Aprovado para o uso do Selo de Indicação de Procedência Altos Montes Safra 2021. A cerimônia de entrega ocorrerá às 19h, na Escola de Gastronomia da Universidade de Caxias do Sul, em Flores da Cunha. A certificação contemplará 12 rótulos, produzidos por seis vinícolas associadas.

O evento contará com a presença dos prefeitos de Flores da Cunha e Nova Pádua, César Ulian e Danrlei Pilatti, respectivamente, além de demais autoridades locais, representantes da associação e das vinícolas que receberão o certificado, sendo elas:  Boscato Vinhos Finos, Cave de Angelina, Luiz Argenta, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana e Vinícola Bebber.

Os vinhos que irão receber os certificados de aprovação na próxima semana passaram por avaliação técnica e degustação às cegas em outubro. Na ocasião, foram avaliadas doze amostras da Safra 2021 e reavaliadas duas da Safra 2020, todas foram recomendadas, por unanimidade, pelos sete enólogos avaliadores. Essa é a segunda safra de vinhos da Associação que irá receber o Selo IP.

“Os vinhos da safra de 2021 se mostraram com um potencial de guarda muito interessante. Todos com uma acidez viva, um frescor muito presente. Vinhos exuberantes, que com certeza, poderão ter uma vida muito longa e amadurecer muito bem em garrafa”, aponta o enólogo e coordenador da IP Altos Montes, Felipe Bebber.

O Selo Altos Montes corresponde ao terroir da região que abrange Flores da Cunha e Nova Pádua, na Serra Gaúcha. A certificação foi um trabalho conquistado pela Associação dos Produtores dos Vinhos dos Altos Montes que, atualmente, conta com doze vinícolas associadas.  

Apromontes – A Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes) foi criada em 2002, para fortalecer a rede vitivinicultora e promover o enoturismo local. Atualmente é composta por doze vinícolas:  Boscato Vinhos Finos, Casa Venturini Vinhos & Espumantes, Cave de Angelina Vinhos & Vinhedos, Fante Bebidas, Luiz Argenta Vinhos Finos, Terrasul Vinhos Finos, Valdemiz Vinhos Finos, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana, Vinícola Família Bebber, Vinícola Mioranza e Vinícola Panizzon. Mais informações podem ser obtidas em www.vinhosdosaltosmontes.com.br. 

Vinhos da Safra 2021 recomendados para o Selo IP Altos Montes

Boscato Vinhos Finos
Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Merlot

Cave de Angelina – Vinhos e Vinhedos
Vinho Fino Branco Seco Chardonnay

Luiz Argenta Vinhos Finos
Vinho Fino Branco Seco Chardonnay
Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Merlot
Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Cabernet Franc
Vinho Fino Tinto Seco de Guarda (Corte)

Vinhos Fabian
Vinho Fino Branco Seco Chardonnay
Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Merlot
Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Cabernet Sauvignon
Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Tannat

Vinhos Viapiana
Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Pinot Noir

Vinícola Bebber
Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Merlot

Gelo Camelo

Degustação às cegas avalia primeiros vinhos candidatos ao Selo da IP Altos Montes

Na terça-feira, 26 de janeiro, foi realizada em Flores da Cunha, a degustação às cegas da primeira safra de vinhos candidatos a receberem o Selo IP Altos Montes. Foram avaliadas 11 amostras de vinho e todas foram recomendadas, por unanimidade, pelos sete enólogos avaliadores. Após recomendação, os rótulos já podem ser comercializados com o Selo. Algumas vinícolas esperam lançar os produtos a partir de março deste ano.

O Comitê de Avaliação foi composto por dois pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Uva e Vinho (Embrapa Uva e Vinho), um enólogo da Associação Brasileira de Enologia (ABE) e outros  quatro enólogos das vinícolas associadas.

“Impressionou muito a qualidade de todos os vinhos, sejam brancos ou tintos. Representaram exatamente o que foi a Safra da Safra de 2020, alta qualidade, muita coloração nos vinhos tintos, potencial de guarda absurdo. E quando se refere aos vinhos brancos, vinhos muito leves, com uma boa acidez e super frutados. Eu tenho certeza que com o passar do tempo esses vinhos vão melhorar ainda mais e nós vamos mostrar para o consumidor a qualidade dos vinhos da Altos Montes”, explica Edegar Scortegagna, integrante do Comitê de Avaliação e Enólogo do Ano 2020 eleito pela ABE.

A Safra 2020 foi histórica para o mundo da vitivinicultura, mas além de boas condições climáticas, a expertise dos enólogos dos Altos Montes foi fundamental para entregar vinhos de tanta qualidade, conforme avalia Mauro Zanus, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho: “A qualidade do conjunto certamente tem uma associação com a safra 2020, que foi uma safra fenomenal em termos de condição climática e da maturação. Mas não adianta somente ter a condição de clima. Os profissionais aqui da região, Nova Pádua e Flores da Cunha, souberam extrair o melhor da qualidade que se apresentaram nas uvas. Então, no conjunto, está de parabéns a Apromontes.”

O Selo Altos Montes corresponde ao terroir da região que abrange Flores da Cunha e Nova Pádua, na Serra Gaúcha. A certificação foi um trabalho conquistado pela Associação dos Produtores dos Vinhos dos Altos Montes que, atualmente, conta com doze vinícolas associadas. Os primeiros vinhos com o Selo oficial são produção de cinco dessas vinícolas: Boscato Vinhos Finos, Cave de Angelina, Vinhos Fabian, Luiz Argenta e Vinhos Viapiana.

Apromontes – A Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes) foi criada em 2002, para fortalecer a rede vitivinicultora e promover o enoturismo local. Atualmente é composta por doze vinícolas:  Boscato Vinhos Finos, Casa Venturini Vinhos & Espumantes, Cave de Angelina Vinhos & Vinhedos, Fante Bebidas, Luiz Argenta Vinhos Finos, Terrasul Vinhos Finos, Valdemiz Vinhos Finos, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana, Vinícola Família Bebber, Vinícola Mioranza e Vinícola Panizzon. Mais informações podem ser obtidas em www.vinhosdosaltosmontes.com.br.

Com informações de Niágara Braga (Usina de Notícias)

Bazar Flor de Lis