Safra 2023: Altos Montes tem 17 novos rótulos com Selo de Indicação de Procedência (IP)

Vinícolas da Serra Gaúcha produzem os melhores vinhos brasileiros

A Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes, juntamente com enólogos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Uva e Vinho (Embrapa Uva e Vinho), da Associação Brasileira de Enologia (ABE) e de vinícolas associadas, realizou, na quarta-feira (08/11), na Escola de Gastronomia da UCS, em Flores da Cunha, a avaliação dos vinhos candidatos a receberem o Selo de Indicação de Procedência Altos Montes.

Ao todo, 21 rótulos foram recomendados, entre vinhos brancos e tintos de diferentes variedades, e tiveram a IP aprovada, sendo 17 da safra de 2023 e outros quatro de anos anteriores e que passaram pelo processo de reavaliação. “A IP é uma oportunidade de analisar o perfil do que está sendo oferecido na região dos Altos Montes”, destaca o presidente da Associação Felipe Bebber. 

Esta é a quarta safra de vinhos avaliados a receberem o Selo da IP Altos Montes. Ao todo, sete vinícolas tiveram vinhos que passaram pelo processo de avaliação: Boscato Vinhos Finos, Caetano Vicentino – Vinhas & Vinhos, Cave de Angelina – Vinhos & Vinhedos, Luiz Argenta Vinhos Finos, Terrasul Vinhos Finos, Vinhos Fabian e Vinícola Bebber (confira abaixo os rótulos recomendados). Segundo Mauro Celso Zanus, pesquisador e enólogo da Embrapa Uva e Vinho, os resultados mostram que a safra foi excelente e que as vinícolas estão empenhadas nos processos de elaboração de vinhos com boa qualidade. 

Além da fase da documentação e análise laboratorial, ocorre a degustação às cegas. “Essa safra de 2023 está espetacular. Cada vez mais temos vinícolas participantes da IP e ainda ampliamos em 10 hectares de vinhedos, o que mostra a importância de termos esse selo nos produtos, valorizando cada vez mais a Região dos Altos Montes”, reforça Giovani Fabian, membro do Comitê Regulador do IP Altos Montes. Paulo Venturini, também integrante do Comitê, destaca a relevância do Selo para o desenvolvimento da região dos Altos Montes, uma vez que a certificação atesta a origem e procedência dos vinhos. 

Selo de Indicação de Procedência Alto Montes – O Selo de Indicação de Procedência é uma certificação empregada a um produto e que atesta que o mesmo foi produzido dentro de um padrão próprio de qualidade e dentro de uma região específica, a Indicação Geográfica. O Selo da Indicação de Procedência Altos Montes corresponde ao terroir da região que abrange Flores da Cunha e Nova Pádua, na Serra Gaúcha. A procura pela certificação que garante a qualidade dos vinhos é uma iniciativa da Associação dos Produtores dos Vinhos dos Altos Montes que, atualmente, conta com 18 vinícolas associadas.  

Vinhos recomendados para o Selo IP Altos Montes

BOSCATO VINHOS FINOS 

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Cabernet Sauvignon 

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Merlot 

CAETANO VICENTINO – VINHAS & VINHOS  

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Cabernet Franc  

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Merlot 

CAVE DE ANGELINA – VINHOS & VINHEDOS  

Vinho Fino Branco Seco Chardonnay 2022 

Vinho Fino Branco Seco Chardonnay 2023 

Vinho Fino Tinto Seco Jovem Pinot Noir  

   

LUIZ ARGENTA VINHOS FINOS  

Vinho Fino Branco Seco Chardonnay 

Vinho Fino Tinto Seco Jovem Pinot Noir  

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Cabernet Franc 2021 

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Cabernet Sauvignon 2021 

TERRASUL VINHOS FINOS 

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Cabernet Sauvignon  

VINHOS FABIAN 

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Cabernet Franc  

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Cabernet Sauvignon  

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Marselan 

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Merlot 

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Pinot Noir 2022 

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Pinot Noir 2023 

Vinho Fino Branco Seco Sauvignon Blanc 

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Tannat 

VINÍCOLA FAMÍLIA BEBBER  

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Merlot  

Comitê de Avaliação  

Éder Caldart – Enólogo indicado pela Associação Brasileira de Enologia 

Giuliano Pereira – Pesquisador e Enólogo da EMBRAPA Uva e Vinho 

Mauro Celso Zanus – Pesquisador e Enólogo da EMBRAPA Uva e Vinho 

Fabiane Veadrigo – Enóloga da Famiglia Veadrigo 

Rudinei Pauletti – Enólogo da Luiz Argenta Vinhos Finos 

Delto Garibaldi – Enólogo da Vinícola Mioranza 

Giovani Giotto – Enólogo da Vinícola Monte Reale 

Bazar Flor de Lis

Vinhos dos Altos Montes no Hyatt Wine Clube em SP e RJ

A Associação dos Produtores dos Vinhos dos Altos Montes participou no início deste mês de agosto do Hyatt Wine Club, que teve como tema os Vinhos da Região dos Altos Montes. O evento ocorreu em São Paulo, no dia 03, e no Rio de Janeiro, no dia 04, reunindo amantes dos vinhos e profissionais do setor. 

Jornalistas e influenciadores dos dois estados também marcaram presença nesta edição Wine Club, que foi um sucesso. Os eventos aconteceram nos hotéis Grand Hyatt Rio e Grand Hyatt São Paulo.

A ocasião foi uma ótima oportunidade para a Associação apresentar os rótulos das vinícolas associadas e as experencias da Região, além de divulgar seu próximo grande evento, o Festival do Espumante dos Altos Montes, que ocorrerá no dia 02 de dezembro no Centro de Eventos da Vinícola Luiz Argenta, em Flores da Cunha (RS). O Festival traz a proposta de open food, com cardápio de chefs renomados, e open bar, durante seis horas, com os rótulos das vinícolas associadas. Além da bebida e da boa gastronomia, o evento também conta com atrações musicais. A venda de convites deve começar em breve.  

Região dos Altos Montes – A Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes é composta por 18 vinícolas, localizadas na Serra Gaúcha, nos municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua. A região conta com indicação de procedência, desde 2012, um selo que atesta que o produto foi produzido dentro de um padrão próprio de qualidade e em uma região específica. Participam da Associação as seguintes vinícolas: Boscato Vinhos Finos, Caetano Vicentino – Vinhas & Vinhos, Cantina Gelain, Casa Eva Vinhos e Vinhedos, Casa Venturini Vinhos e Espumantes, Cave de Angelina – Vinhos & Vinhedos, Famiglia Veadrigo, Fante Bebidas, Luiz Argenta Vinhos Finos, Terrasul Vinhos Finos, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana, Vinícola Bebber, Vinícola Família Ulian, Vinícola Marzarotto, Vinícola Mioranza, Vinícola Monte Reale e Vinícola Panizzon. Mais informações podem ser obtidas em @altosmontesoficial.  

Gelo Camelo

Seis vinícolas de Altos Montes no RS vão entregar amostras da safra 2021

No dia 4 de outubro, a Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes) realizará a coleta de amostras dos vinhos da safra 2021 candidatos a receberem o Selo de Indicação de Procedência Altos Montes. Ao todo serão 17 produtos inscritos, entre vinhos brancos, tintos e espumantes. Seis vinícolas passarão pelo processo: Boscato Vinhos Finos, Cave de Angelina – Vinhos & Vinhedos, Luiz Argenta Vinhos Finos, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana e Vinícola Bebber.

A avaliação das amostras será no dia 19 de outubro, em uma degustação às cegas que contará com enólogos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Uva e Vinho (Embrapa Uva e Vinho), Associação Brasileira de Enologia (ABE) e vinícolas associadas.

Apromontes – A Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes) foi criada em 2002, para fortalecer a rede vitivinicultura e promover o enoturismo local. Atualmente é composta por doze vinícolas:  Boscato Vinhos Finos, Casa Venturini Vinhos & Espumantes, Cave de Angelina Vinhos & Vinhedos, Fante Bebidas, Luiz Argenta Vinhos Finos, Terrasul Vinhos Finos, Valdemiz Vinhos Finos, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana, Vinícola Família Bebber, Vinícola Mioranza e Vinícola Panizzon.

Bazar Flor de Lis