38 mil alunos afetados pela greve do IFRN

O portal G1 divulgou que o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) anunciou a suspensão do calendário acadêmico de 2024 na maior parte das unidades da instituição, por causa do impacto da greve dos técnicos administrativos e dos professores, iniciada no dia 3 de abril.

Segundo o reitor da instituição, professor José Arnóbio de Araújo Filho, cerca de 38 mil alunos são afetados pela decisão.

G1 RN

Gelo Camelo

Saiu a 2ª pesquisa de Parnamirim

A 96 FM de Natal divulgou na noite de segunda-feira, 8 de abril, uma pesquisa para prefeito de Parnamirim (RN). Pelas minhas contas esta foi a segunda pesquisa para prefeito daquela cidade neste ano de 2024.

A professora Nilda continua liderando a pesquisa, sendo perseguida por dois candidatos que se alternam nas outras pesquisas anteriores em segundo lugar, Salatiel de Souza e Kátia Pires.

Nilda 35.6%
Kátia Pires 15.3%
Salatiel de Souza 11.1%

A pesquisa foi feita pelo Instituto SETA, nos dias 2 e 3 de abril. Foram ouvidas 700 pessoas com confiança de 95% e margem de erro 3,5% para mais ou para menos. O registro na Justiça Eleitoral é TRE/RN-07215/2024

Bazar Flor de Lis

Dorgival Dantas apresenta Cidade do Forró ao presidente da Emprotur

O cantor Dorgival Dantas recebeu a visita do diretor-presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), Raoni Fernandes, na Cidade do Forró, que fica na Fazenda Tome Xote, em Olho D’Água do Borges.

O gestor da Emprotur conheceu o potencial turístico da região Oeste do estado e a Fazenda Tome Xote, que foi considerada Patrimônio Cultural Material do RN, e onde está instalada a Cidade do Forró. “Foi uma experiência 360° incrível de imersão na cultura nordestina. Conversamos sobre os projetos que faremos nesse espaço para valorizar ainda mais a região e como podemos contribuir para isso”, disse o diretor-presidente da Emprotur.

Na oportunidade, Dorgival foi convidado e aceitou ser o embaixador do turismo do Rio Grande do Norte. Ele agradeceu o convite e disse que agora, ainda mais, quer levar o nome do Rio Grande do Norte aonde for. “Valorizo muito minha terra e ser embaixador dela aumenta a responsabilidade. Vamos levar ainda mais o nome do RN a todos os lugares”, afirmou.

Vitallis

TRT-RN condena loja por obrigar gerente que não atingiu meta a andar sobre brasa quente

A Primeira Turma de Julgamentos do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª (TRT-RN) condenou, por unanimidade, uma loja de Natal ao pagamento de R$ 50 mil de indenização por danos morais a uma ex-gerente submetida a tratamento degradante e vexatório durante treinamentos motivacionais promovidos pela empresa.

Entre esses treinamentos impostos aos empregados, estava andar sobre um caminho de carvão de brasa quente.

Em um encontro realizado na propriedade rural do dono da empresa, durante o mês de setembro, foi realizado um jogo denominado Meta ou Morte, uma alusão à independência do Brasil que, por si só, já sugere o clima tenso da reunião de avaliação do desempenho de seus gerentes.

Nesse encontro, o dono da Narciso chegou a colocar pessoalmente uma cruz no local da reunião e afirmar que o gerente que não batesse a meta teria seu nome colocado na cruz, simbolizando que aquela pessoa “morreu” para a empresa.

Em outra ocasião, ela também disse ter sido obrigada a declamar o poema Filosofia do Sucesso, de Napoleon Hill, e ao final foi humilhada pelo dono da empresa, diante dos demais gerentes, por não ter atingido sua meta.

Fire Walker

Por fim, em outro treinamento, os gerentes ficavam três dias incomunicáveis em uma fazenda de propriedade do dono da loja e eram obrigados a andar descalços sobre brasas quentes e gritar “fire walker” (caminhante do fogo) ao final da caminhada.

Em sua reclamação à 5ª Vara do Trabalho de Natal, a ex-gerente explica que trabalhou na loja a partir de julho 2009, inicialmente como assistente de vendas e, depois, foi promovida a gerente de loja.

Ela foi demitida sem justa causa, em julho de 2021 e durante o período de seu contrato de trabalho foi obrigada a participar de vários treinamentos e reuniões para cobrança de metas.

Meta ou Morte

Em treinamento realizado num hotel fazenda, os gerentes passaram a noite acordados e amarrados pelos pulsos, uns dos outros, procurando pistas em um jogo de caça ao tesouro, num lugar ermo, no meio do mato, ouvindo gritos e xingamentos depreciando o desempenho funcional da gerente.

Num outro encontro, realizado em Recife, os gerentes foram trancados numa sala escura, com uma pessoa deitada ao chão, como se estivesse morta, com velas acesas ao redor.

Segundo a ex-gerente, em outra atividade, a equipe deveria ficar sentada, sem falar, olhar pro lado ou tocar o encosto da cadeira, sob pena de receber um balde de água na cabeça.

Testemunhas ouvidas durante o processo atestaram que a ex-gerente era, de fato, exposta a situações vexatórias nos “treinamentos motivacionais” promovidos pela empresa.

A loja, no entanto, contestou a ex-gerente alegando que a empresa “não pratica abusos de ordem moral no trato com seus funcionários, zelando pela ética, bons costumes e sem exageros ou constrangimentos”. A empresa recorreu da decisão ao TRT-RN.

Recurso

O recurso foi analisado na Primeira Turma de Julgamentos do TRT-RN pelo juiz convocado Décio Teixeira de Carvalho Junior.

Para ele, “é incontroverso que, em todos os treinamentos, existia a dinâmica de andar em caminho de brasa quente, inclusive sendo juntado vídeo, em que se observa os participantes caminhando sobre carvão em chamas”.

O juiz convocado reconheceu que houve “extrapolação do espaço de liberdade patronal que lhe é conferido pelo poder diretivo, configurando-se conduta abusiva, que dá ensejo à reparação civil pela mácula aos atributos da dignidade da pessoa humana do empregado”.

Décio Carvalho concluiu que, “por toda prova produzida, restaram comprovados excessos do empregador, visto que suas atitudes configuram verdadeiras ameaças ao emprego da autora”.

Baseado nesse fato, o juiz convocado manteve a indenização por danos morais em favor da ex-gerente no valor de R$ 50 mil e foi acompanhado, à unanimidade, pelos desembargadores da Primeira Turma.

Prefeitura de Mossó

Eleição para vereador de Natal será diferente das outras

A Escola de Vereadores do Partido Solidariedade de Natal realizou mais uma aula nesta segunda-feira, 8 de abril.

Um dos temas abordados foi a novidade para este ano na disputa eleitoral. Como a quantidade de candidatos será menor por força da lei, a eleição para vereador de Natal será diferente das dos anos anteriores.

O advogado Kelps Lima explicou aos pré-candidatos o algoritmo da organização do discurso e dos elementos que estruturam a parte mecânica da campanha: reuniões, músicas, função de cada pessoa nas equipes, cuidados com a legislação, onde procurar recursos e como dar mais produtividade ao tempo e à infraestrutura disponível.

Kelps é ex-deputado estadual por três mandatos e está trabalhando para que a chapa tenha viabilidade para ir atrás de 03 vagas para a Câmara Municipal em 2024

O Solidariedade é um partido relativamente novo. Foi criado em 2013 no Rio Grande do Norte e já disputou todas as campanhas municipais em Natal, inclusive com candidato a prefeito, e elegeu vereadores em todas elas.

Anuncie aqui

Fendatal: Festival Nacional de Dança chega a Natal em abril

O Fendatal, evento organizado pelos mesmos responsáveis pelo Fendafor, anuncia sua chegada à cidade de Natal, de 11 a 14 de abril, no Teatro Alberto Maranhão. O festival integra o circuito nacional e internacional de dança, contando ainda com o apoio da Fundação José Augusto, do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, da Escola do Teatro Alberto Maranhão e da Loja Devant Acessórios para Dança.

Além das apresentações e competições, o festival também se compromete com políticas afirmativas, destinando 10% das vagas para grupos e escolas que comprovem a presença de 60% de pessoas negras e/ou LGBTQIA+ e outros 10% para projetos sociais e escolas das periferias da cidade e arredores.

Serviço

O público interessado em participar do Fendatal pode adquirir ingressos antecipadamente pelo Sympla, com valores de meia entrada a R$ 40,00 e inteira a R$ 80,00. Na bilheteria do evento, os valores serão de R$ 50,00 (meia) e R$ 100,00 (inteira). Todos os artistas participantes têm acesso livre a todas as sessões do evento, promovendo uma experiência imersiva e enriquecedora para os amantes da dança e das artes em geral.

Para mais informações sobre inscrições, programação e detalhes sobre o Fendatal, acesse o site oficial do evento em www.fendafor.com.br.

Gelo Camelo

Pegaparacapá entre Musk e Morais vira notícia internacional

O pantinho entre um dos homens mais ricos do mundo e o ministro Alexandre de Morais se tornou notícia internacional. A agência reuters deu a seguinte manchete: "Musk desafia ordem do Brasil de bloquear certas contas X".

Segundo a Reuters: "Elon Musk está contestando a decisão de um juiz da Suprema Corte do Brasil que ordenou que sua plataforma de mídia social X, anteriormente conhecida como Twitter, bloqueasse certas contas, e pediu no domingo a renúncia do juiz."

"Este juiz traiu descaradamente e repetidamente a constituição e o povo do Brasil. Ele deveria renunciar ou sofrer impeachment. Que vergonha, @Alexandre, que vergonha", postou Musk no X.

Em postagem anterior, Musk disse que X estava suspendendo todas as restrições decididas pelo ministro Alexandre de Moraes sobre certas contas não divulgadas no Brasil e publicaria detalhes da ordem, apesar da proibição do juiz de fazê-lo.

Reuters



Vitallis

Lula gastou R$ 8,5 milhões no cartão corporativo em viagens e Planalto diz que é investimento

O portal Metrópoles publicou notícia dizendo que o cartão corporativo pagou mais de R$ 8,5 milhões em despesas com viagens internacionais do presidente Lula (PT), em 2023. O montante inclui gastos de janeiro a dezembro, no primeiro ano do mandato do petista. De acordo com o Planalto, as idas do titular do Planalto ao exterior servem para recuperar a imagem do Brasil e seriam um “investimento”.

Comparado ao primeiro ano de governo do ex-presidente Bolsonaro, houve aumento de 182,56% em despesas com viagens internacionais no cartão corporativo.

Metrópoles

Prefeitura de Mossó

Congestionamento no Açude Gargalheiras em Acari

O Blog da Gláucia Lima, de Caicó, divulgou várias postagens neste domingo, 7 de abril, mostrando como está o movimento turístico no açude Gargalheiras, que está sangrando na cidade de Acari, Seridó do Rio Grande do Norte.

Na primeira imagem, a fila dupla para chegar ao açude. A segunda, após estacionar o carro, as pessoas caminhando em romaria para ver a sangria na parede da barragem. E a terceira foto o estacionamento lotado com os carros dos visitantes.

Anuncie aqui