Parabéns ao Ministério Público de Jucurutu

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou à Polícia Militar de Jucurutu que apreenda motocicletas flagradas com escapamento adulterado. A prática viola a legislação da poluição sonora e afeta o trabalho e sossego da população da cidade. A recomendação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) na sexta-feira (12) e orienta ainda que seja realizada a prisão em flagrante dos condutores ou assinado Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

Segundo a recomendação, tem sido verificado que os condutores de motos de Jucurutu, além de utilizarem o veículo com a peça do escapamento adulterado, aceleram de “forma incompatível com o trânsito urbano,  inclusive incorrendo em prática nociva de poluição sonora no período noturno e finais de semana”. 

Parabéns ao Ministério Público.

MPRN

Bazar Flor de Lis

Acordo firmado pelo MPF garante reflorestamento de área no município de Jucuturu (RN)

Dois hectares de um sítio localizado no município de Jucurutu, Rio Grande do Norte, foram integralmente reflorestados com espécies de vegetação nativa, utilizando técnicas sustentáveis. Esse é o resultado de um acordo firmado pelo Ministério Público Federal (MPF) e um particular, como forma de compensação por danos causados ao meio ambiente.

O acordo foi firmado em 2019 pelo MPF e Francisco das Chagas Menezes, proprietário do Rancho São Mateus, também em Jucurutu, situado em área de preservação permanente, às margens do Riacho Saco Grande, integrante da bacia hidrográfica federal do Piranhas-Açu. O reflorestamento de terreno alternativo foi a solução encontrada, após o MPF ingressar com ação civil pública (ACP) pedindo a demolição de parte das instalações construídas irregularmente.

No curso das investigações, o Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn) constatou que a manutenção do empreendimento não comprometeria, no entanto, a dinâmica hidrológica do Riacho Saco Grande. Com isso, foi escolhido o Sítio Pedra de Moleque como objeto das ações compensatórias.

O reflorestamento foi iniciado em 2018, com a entrega da primeira etapa, com o plantio de 620 mudas no sítio, a segunda etapa foi concluída em 2021. Foram plantadas mudas de aroeira, angico, craibeira, jurema, juazeira, sabiá, catingueira, mandacaru, entre outras espécies com capacidade ecológica de melhorar o ambiente, facilitando a colonização por meio da polinização e dispersão de sementes, de forma a garantir a riqueza florística e fisionômica da região.

No projeto de reflorestamento do Sítio Pedra de Moleque não foram utilizados adubos químicos ou venenos, e foram empregadas práticas exclusivamente sustentáveis. Além disso, foram utilizadas técnicas alternativas de irrigação, como a colocação de garrafas pet no pé de cada muda, que constitui importante medida para a economia de água.

Para acompanhar o cumprimento do acordo, a procuradora da República Maria Clara Lucena instaurou procedimento administrativo. Em vistoria em dezembro de 2022, foi constatada que, apesar da mortandade de algumas espécies, cerca de 80% das plantas se estabeleceram e houve a recuperação da área, uma vez que o solo estava protegido com vegetação espontânea. Foi feito então novo replantio, no período das chuvas.

Na última visita técnica no sítio, realizada em 16 de março deste ano, técnicos do MPF e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) concluíram que as espécies vegetais utilizadas no reflorestamento apresentam sobrevivência e desenvolvimento satisfatório, não sendo mais necessária nenhuma medida de intervenção para garantir o pleno estabelecimento da cobertura vegetal. Com isso, o procedimento de acompanhamento foi arquivado.

Além do reflorestamento, o acordo estabeleceu a permanente manutenção da respectiva área reflorestada e a renúncia à exploração do terreno do Rancho para outras finalidades, restrição que se mantém em caso de transferência da propriedade.

Prefeitura de Mossó

Orquestra potiguar formada só por meninas

Orquestra do Projeto Aldo Parisot formada por meninas do Seridó

Um concerto público da Orquestra do Projeto Aldo Parisot (formada só por meninas) no próximo sábado, às 19h, no Auditório do CERES-Caicó, representará a entrega oficial do primeiro resultado do Projeto Aldo Parisot de ensino de violoncelo, violino e viola a meninas estudantes de escolas públicas de Caicó e Jucurutu.

A apresentação contará com a participação das alunas do projeto, ao lado da Camerata de Luís Gomes, músicos da Orquestra Filarmônica da UFRN e da cantora finlandesa Tuuli Wallenius. O projeto de formação continuada segue nessas cidades até 2023.

O maestro Aldo Parisot (1918-2018) foi um violoncelista potiguar que por mais de 60 anos foi catedrático da Yale University, dos Estados Unidos,  e solista de grandes orquestras internacionais, além de parceiro musical de Heitor Villa-Lobos.

Gelo Camelo

QUEM É VALDIR O LISO?

Ex-prefeito, Valdir o Liso é candidato a deputado estadual pelo Partido Solidariedade RN

O motorista de ambulância Valdir Medeiros nasceu em Jucurutu (RN) em 30 de outubro de 1981, formou-se em Geografia e Teologia e fez pós-graduação em Ciências da Religião e Gestão Pública.

Em 1996 ele entrou para a história da política do Rio Grande do Norte ao obter uma das vitórias mais improváveis da política de sua época. Ao lado do gari José Pedro, Valdir se elegeu prefeito de sua cidade em uma campanha que o transformou em O LISO DE JUCURUTU.

Valdir se tornou prefeito da cidade enfrentando e vencendo uma das oligarquias mais antigas e resistentes do RN.

Agora em 2022 Valdir é candidato a deputado estadual pelo Partido Solidariedade RN.

Bazar Flor de Lis

Lenda da política prega adesivo de Fábio Dantas no carro

O vereador mais votado de Jucurutu (RN) em 2020, o Gari José Pedro, fez vídeo e postou na internet pregando o adesivo do pré-candidato Fábio Dantas a governador do Estado.

José Pedro Gari se tornou uma lenda da política do RN ao vencer as eleições municipais de sua cidade em 2016 com a chapa O LISO E O GARI, destronando uma das oligarquias mais poderosas da história do RN.

Prefeitura de Mossó

O Liso também concorda com Brenno para o Governo

Um dos personagens mais conhecidos da política recente do Rio Grande do Norte, o ex-prefeito de Jucurutu, Valdir Medeiros, o Liso, também aprova que o Partido Solidariedade tenha candidato próprio a Governador em 2022. E aprova que o nome de Brenno Queiroga seja indicado como pré-candidato.

“Os nomes que estão aí não enchem o eleitor de gosto. Não dá vontade de votar neles. Então, como eu sei que Brenno é muito preparado, não há nem dúvida. Entre os antigos e Brenno, eu prefiro Brenno”, explica Valdir.

Bazar Flor de Lis

Vereador José Pedro Gari diz que Prefeitura esqueceu de agradecer a Kelps

O vereador José Pedro, o Gari, o mais votado nas eleições de 2020 em Jucurutu (RN), parabenizou o município pelo seu aniversário, comemorado no dia 11 de outubro, e lembrou que durante o desfile promovido pela prefeitura da cidade foi apresentada uma van nova, adquirida com o dinheiro de uma emenda parlamentar do deputado Kelps, para uso pelos pacientes de hemodiálise.

“Apesar de nenhum agradecimento ter sido feito ao deputado Kelps na divulgação que eu vi feita pela Prefeitura, quero deixar aqui no nosso registro de agradecimento, pois foi através de um pedido feito por mim e pelo ex-prefeito Valdir Medeiros, transformado em emenda, que este benefício chegou ao nosso município”, disse O Gari.

Prefeitura de Mossó

Você é jovem, tem até 35 anos e quer ser candidato na próxima eleição?

Ex-vice-prefeito, vereador mais votado e 25º mais bem votado para federal em 2018, o Gari José Pedro de Jucurutu (RN) foi aluno da Escola de Jovens Líderes

Você quer estudar em uma escola que ensina como montar uma campanha eleitoral partindo do zero?

Essa escola existe é funciona aqui no Rio Grande do Norte.

Chama-se Escola de Jovens Líderes.

É uma entidade especializada em formar políticos jovens capazes de ganhar eleições.

As inscrições vão até o dia 23 deste mês de setembro. E são grátis. Não paga mensalidade.

Veja todas as informações que vc precisa e o link de inscrições no site da ESCOLA: CLIQUE AQUI

Gelo Camelo

Kelps quer construção da caixa d’água de Boi Selado em Jucurutu

Kelps fez requerimento ao Governo do Estado cobrando a construção da caixa d’água da comunidade de Boi Selado, no município de Jucurutu, a partir de solicitação feita pelos vereadores da cidade, Zé Pedro – o Gari, e Edivan Fernandes.

A comunidade de Boi Selado fica a 17km de Jucurutu e tem 1.200 habitantes. A caixa d’água antiga já não tem mais pressão suficiente para atender às necessidades da população.

“Espero que a Governadora Fátima atenda esta demanda agora, neste ano de 2021, antes da eleição, pois as pessoas estão precisando da água”, diz Kelps.

Bazar Flor de Lis