Ao lado de Kelps, Cassiano Rei do Caranguejo reúne amigos em evento de pré-campanha

O empresário Francisco Cassiano Jr, o Rei do Caranguejo, reuniu amigos em evento de pré-campanha na segunda-feira, 01, em Candelária, para explicar seu ponto de vista em relação à política de Natal e defender que mais e mais pessoas participem das eleições na capital.

Cassiano acha estranho Natal ser uma cidade tão famosa, atrair tantos turistas, mas ao mesmo tempo não conseguir resolver problemas básicos de civilização, como falta de saneamento, falta de creches, ruas esburacadas e impostos caríssimos.

“Ou a gente entra para a política para desmanchar o nó que os políticos tradicionais deram contra as empresas ou Natal vai continuar sendo um lugar travado e desumano para quem quer empreender nessa cidade”, disse o empresário.

Bazar Flor de Lis

Solidariedade vai crescendo dia após dia em Natal

Um dia após a pré-candidata Vilma Batista encher o CDL de Natal com amigos e familiares para dar início à organização de sua estratégia (Veja Aqui) na capital, outro pré-candidato do Solidariedade encheu um espaço na Zona Norte nesta quarta-feira, 19, para explicar aos amigos como será seu projeto para 2024.

Desta vez quem fez grande movimentação foi o ex-vereador Fúlvio Saulo, que é filiado ao partido Solidariedade e recebeu mais de 100 pessoas para ampliar seu trabalho de pré-candidatura à Câmara Municipal.

O Solidariedade vai ampliando trabalho dia após dia na capital.

Gelo Camelo

Quem é o Dr. Eduardo?

Dr. Eduardo, advogado desde 2014, é um morador do bairro Igapó com raízes profundas na comunidade. Filho de Dona Lúcia, de uma família com forte ligação ao futebol amador local e de Carlos conhecido como Galego, proprietário do restaurante da Paulo Nobre, também no Igapó, sua infância foi marcada pela vivência no bairro.

Sua trajetória educacional passou por diversas escolas da rede pública de ensino, incluindo a Escola Municipal Irmã Arcângela no Igapó, onde já naquela época eram evidentes violações de direitos, como o estado precário do piso da quadra esportiva. Além disso, frequentou a Escola Walter Duarte Pereira no Conjunto Santa Catarina, a Escola E.T.C. na Ribeira e a Escola Walfredo Gurgel em Candelária.

Desde cedo, aos 14 anos, Dr. Eduardo iniciou sua vida profissional, trabalhando como auxiliar de cozinha e posteriormente como Office Boy no Hotel Parque da Costeira, até alcançar sua formação no ensino superior em Direito.

Sua atuação como Conselheiro Tutelar da Zona Norte de Natal, onde foi eleito por dois mandatos consecutivos, é um ponto alto em sua carreira. Na última eleição, recebeu o apoio de 800 eleitores. Ao encerrar seu período no cargo, Dr. Eduardo e seus correligionários elegeram seu primo Paulo Renan como seu sucessor, obtendo 1054 votos.

Com oito anos de experiência na defesa dos direitos da criança e do adolescente, Dr. Eduardo destaca que as maiores violações são cometidas pelo próprio município e estado, citando problemas como a falta de vagas em creches, a escassez de auxiliares de sala de aula e as longas filas por exames e consultas médicas na área infantil.

Com o intuito de promover mudanças positivas em sua comunidade e cidade, Dr. Eduardo almeja se tornar vereador. Ele acredita na existência de bons políticos e está comprometido com a melhoria da qualidade de vida da população de Natal, especialmente da Zona Norte e do seu amado bairro Igapó, que tem enfrentado anos de negligência.

Bazar Flor de Lis

Quem é Mafaldo Pinto?

Filho de agricultores, nascido em 1973 no município de Viçosa, na região Oeste do Rio Grande do Norte, Augusto James Pinto Mafaldo veio morar em Natal aos 10 anos de idade, enviado pelos pais para ir à escola e tentar a vida na capital.

Na cidade grande ele estudou, se formou, construiu profissão de servidor público e também empreendeu na vida artística, tornando-se personagem conhecido do público potiguar: o humorista Mafaldo Pinto.

CIDADE DA ESPERANÇA
“No tempo antigo, quando não tinha tecnologia, os pais mandavam os filhos para a cidade grande na esperança de uma vida melhor. No interior não havia acesso ao conhecimento. Foi assim comigo também. Meus pais eram agricultores e aos 10 anos eu fui enviado de Viçosa para morar com os meus irmãos, na Cidade da Esperança”, lembra Mafaldo.

Após se radicar em Natal ele morou no Baldo, em casa de tios, e quando adulto morou no bairro Planalto. Na capital estudou em quatro colégios diferentes: Sossego da Mamãe, Escola Ary Parreiras, Anísio Teixeira e, mais tarde, no antigo Colégio Dinâmico da Cidade Alta.

Mafaldo Pinto é casado com Edmara Lúcia Serafim Mafaldo e pai de Vinícius Fagoni Mafaldo.

PASSOU EM DOIS CONCURSOS PÚBLICOS
O sonho dos pais foi realizado. Após concluir o ensino médio, Mafaldo conseguiu aprovação na UFRN, onde cursou faculdade de Comunicação Social Rádio/TV (hoje o curso se chama audiovisual), fez Jornalismo, licenciatura em Teatro e especialização em Processo de Cuidar em Saúde.

Todos esses cursos foram decisivos para a formação e a vida profissional. Mafaldo passou em dois concursos públicos, o primeiro para a Polícia Militar e o outro para a área médica no Hospital Onofre Lopes, onde trabalha atualmente como servidor público federal no setor de radiologia.

Os cursos de rádio e jornalismo o aproximaram do mundo da comunicação, fazendo-o ingressar em um programa de rádio que viria a despertar sua veia humorística. “Comecei na 96 FM, aos sábados, no Programa Bagaço, das 19h às 20h. Sempre contava piada e fazia imitações. E uma coisa foi puxando a outra. Com o tempo, virei apresentador de Aulas da Saudade e humorista na televisão. Participei até do programa do TOM e da Ana Hickman, através de uma seletiva da Rede Record, dando início à carreira profissional no humorismo”, lembra Mafaldo.

Hoje ele convive com as duas rotinas. Trabalha como servidor público e mantém a carreira de humorista, com frequentes espetáculos em teatros.

Há tempos, porém, Mafaldo sente a vontade de participar da política. Para ele, “muitas coisas erradas que existem em Natal só serão consertadas quando mais e mais gente participar da política. A pior coisa que as pessoas fazem é achar a política uma coisa ruim e distante. É aí que os políticos se aproveitam. Eu tenho vontade de mudar as coisas e, para isso, sei que não adianta só reclamar, é preciso disputar eleições e induzir as mudanças na Câmara de Vereadores.”, explica.

Recentemente ele assinou ficha de filiação em um partido, o Solidariedade, e está organizando o projeto para ser candidato a vereador nas eleições de 2024.

Gelo Camelo

Quem é Jean Silvino?

Nascido em 1977 no bairro Pinheiros, na capital de São Paulo, Jean Silvino da Silva é um dos profissionais mais conhecidos do mercado das empresas de alimentos e bebidas de Natal. Com quase 30 anos de atuação no ramo, já trabalhou diretamente e prestou serviços a cerca de 30 restaurantes do RN, atuando como garçom, maître, gerente e consultor para treinamento de equipes e inaugurações de empreendimentos.

Filho de nordestinos que foram tentar a vida em São Paulo, aos 14 anos ele voltou com a família para viver em Natal e por aqui morou em três bairros diferentes, Aparecida (Petrópolis), Nova Natal e, atualmente, no Soledade II.

Em Natal, estudou nas escolas Augusto Severo, Anísio Teixeira e cursou parte do curso de Administração na faculdade Estácio.

Trabalhando ininterruptamente por tantos anos no mesmo segmento, Jean começou a perceber que Natal é uma cidade com alguns defeitos estruturais tanto para o desenvolvimento pessoal dos trabalhadores quanto para as empresas que os contratam.

“O problema do trabalhador já começa pelo alto custo de vida. O transporte é caro, ruim e limitado, a alimentação é cara, os impostos são altos e os serviços públicos horríveis/precários. Não temos segurança e nem saúde. Além disso, a formação escolar básica das pessoas é deficitária, o que nos torna um mercado com menor produtividade e sempre desconfiado quanto à longevidade dos negócios”, diz Jean.

Há muitos anos Jean percebeu que parte dos problemas que as pessoas enfrentam tem origem nas decisões que a classe política toma.

“Sempre acompanhei a política e sei que uma boa gestão na administração de uma cidade pode favorecer muito a qualidade de vida da população. E para que isso aconteça, é preciso que a Câmara Municipal tenha vereadores dispostos a fiscalizar as prefeituras. Fiscalizar não na condição de perseguir ou chantagear os prefeitos. Mas, sugerir e cobrar com altivez um mínimo de produtividade do Poder Público: uma escola funcionando, uma saúde decente, um transporte seguro – que a gente tenha a certeza de que vai ir e voltar do trabalho com dignidade”.

“Eu moro na Zona Norte e sei, por exemplo, que muita gente da região trabalha em Ponta Negra. E uma das maiores dificuldades é o transporte público. Os funcionários de restaurantes vivem uma tensão diária no trabalho porque, se perderem o último transporte da noite, terão que esperar o dia amanhecer para chegar em casa. E o patrão também perde, porque se o funcionário está insatisfeito e tenso, a produtividade diminui”, comenta.

Agora em 2024, Jean tomou uma das maiores decisões de sua vida. Filiou-se a um partido político, o Solidariedade, formou um grupo de pessoas ao seu lado e está construindo uma pré-candidatura de vereador por Natal.

Bazar Flor de Lis

Quem é Murilo Vieira?

Paraibano da cidade de Souza, nascido em 1972, Murilo Vieira do Amaral Filho vive em Natal desde os 12 anos de idade, quando migrou com a família para o bairro de Ponta Negra.

O pai de Murilo foi funcionário dos Correios. A mãe dele, dona Áurea, foi parteira “uma das primeiras a atuar na maternidade do município de Portalegre”, na região Serrana, no Oeste do Rio Grande do Norte, e também trabalhou mais de vinte anos com o Padre José Mário e Padre Edmilson, em Ponta Negra.

A casa para a qual Murilo e seus pais mudaram da Paraíba para Natal permanece na família até hoje. Fica ao lado da igreja católica do Conjunto Ponta Negra.

Adolescente na Zona Sul, ele viveu ativamente as alegrias que encantavam a juventude da cidade de Natal nos anos 80. A primeira escola na qual estudou na cidade foi o Marista. Depois mudou para o Ferro Cardoso e também frequentou as escolas Machadão (de Ponta Negra) e Escola Técnica do Comércio, na Ribeira.

Há 20 anos, ao entender quão danosa é a influência das drogas e do álcool na vida das pessoas, Murilo decidiu se dedicar ao acolhimento de dependentes químicos. Hoje ele mantém um projeto que apoia pessoas que precisam de ajuda para fugir desse problema. Para ele, a droga é um atraso e não um avanço na vida das pessoas.

“Acho que o uso de drogas é algo negativo e destruidor e trabalho diariamente para ajudar aqueles que desejam abraçar a abstinência”, diz Murilo.

Outra atividade que ele entende bem é a política. Por muitos anos atuou em um grupo que sempre disputou eleições em Natal e com essa experiência decidiu tentar um mandato na Câmara Municipal.

“ Acredito que existe uma parcela da sociedade que tem consciência do efeito negativo da dependência química e precisa cerrar fileiras na política contra esse avanço. Meu foco é o fortalecimento do trabalho das comunidades terapêuticas, com grande atuação também na prevenção ao uso de drogas, cobrando ferramentas, políticas públicas sobre drogas e um maior acesso dos menos favorecidos ao esclarecimento dos malefícios que a droga pode causar!”.

Filiado ao partido Solidariedade, Murilo é pré-candidato a vereador em Natal em 2024.

Gelo Camelo

Raimundo Jorge reúne parte dos amigos e avisa que é pré-candidato a vereador de Natal

Personagem histórico do bairro de Igapó e ex-vereador de Natal, o líder comunitário Raimundo Jorge avisou aos amigos que pretende construir uma pré-candidatura candidato ano que vem a uma vaga na Câmara Municipal.

“Esse momento não seria completo sem a presença de notáveis líderes e defensores dos interesses do nosso município. Em particular, gostaria de expressar minha gratidão ao distinto advogado Bruno Gomes, uma figura proeminente e respeitada no bairro das Quintas e em toda Natal. Sua dedicação e experiência política são uma inspiração para todos nós” disse Raimundo Jorge.

Bazar Flor de Lis