6 novos vinhos dos Altos Montes com indicação de procedência recomendada

A Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes, juntamente com enólogos das vinícolas associadas, realizou, na quarta-feira (10/04), na Escola de Gastronomia da UCS, em Flores da Cunha, a avaliação de vinhos candidatos a receberem o Selo de Indicação de Procedência Altos Montes.

Ao todo, seis rótulos de vinhos tintos foram recomendados e tiveram o selo da IP recomendado, sendo dois da safra 2020, dois da safra 2021 e dois da safra 2022, que foram reavaliados. 

As duas vinícolas que submeteram vinhos para análise foram Vinícola Bebber, que reavaliou um rótulo, e Vinhos Fabian, que apresentou cinco rótulos para reavaliar. O Comitê de Avaliação foi composto pelo enólogo e proprietário da Cave de Angelina – Vinhos & Vinhedos, André Tonet, pela enóloga e proprietária da Vinícola Marzarotto, Janaina Massarotto, e por Delto Garibaldi, enólogo da Vinícola Mioranza e proprietário do Laboratório Lavin, parceiro da Associação para análises de vinho com o selo da IP. 

Confira abaixo a lista dos vinhos que foram reavaliados e que serão lançados nos próximos 120 dias: 

Vinícola Bebber 

Vinho Fino Tinto de Guarda Merlot (safra 2021)  

Vinhos Fabian 

Vinho Fino Tinto de Guarda Merlot (safra 2020) 

Vinho Fino Tinto de Guarda Cabernet Sauvignon (safra 2020) 

Vinho Fino Tinto de Guarda Cabernet Sauvignon e Merlot (safra 2021) 

Vinho Fino Tinto de Guarda Cabernet Franc (safra 2022) 

Vinho Fino Tinto de Guarda Cabernet Franc e Merlot (safra 2022) 

Bazar Flor de Lis

Comitiva de Altos Montes visita vinícolas de Mendoza 

Vinícola Salentein também será visitada

Nesta quarta-feira, 03 de maio, representantes da Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes) embarcam para Mendoza, região vinícola da Argentina, que é famosa pela produção de vinhos tintos. No total, o grupo da Serra Gaúcha irá percorrer 12 vinícolas. Além da visita técnica, em que irão acompanhar o processo de produção dos vinhos e cultivos das uvas, a comitiva também participará de almoços harmonizados. 

A Região dos Vinhos dos Altos Montes está localizada na Serra Gaúcha, nos municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua. Desde 2002, a rede vitivinicultora e o enoturismo local são fortalecidos pela Apromontes, composta por 16 vinícolas: Boscato Vinhos Finos, Caetano Vicentino – Vinhas & Vinhos, Cantina Gelain, Casa Venturini Vinhos e Espumantes, Cave de Angelina – Vinhos & Vinhedos, Famiglia Veadrigo, Fante Bebidas, Luiz Argenta Vinhos Finos, Terrasul Vinhos Finos, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana, Vinícola Bebber, Vinícola Marzarotto, Vinícola Mioranza, Vinícola Monte Reale e Vinícola Panizzon.  

As vinícolas que serão visitadas na Argentina são Carro, Quimera, Matervini, Renacer, Weinert, El Enemigo, De Angeles, Ramos Generales, Pulenta, Alpacrux, Piedra Infinita, Salentein.

Gelo Camelo

Segunda safra de vinhos com Selo IP Altos Montes recebe certificação nesta semana

Boscato Merlot é um dos vinhos produzidos no Altos Montes (RS)

Na quinta-feira, 2 de dezembro, a Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes realizará a entrega do Certificado de Produto Aprovado para o uso do Selo de Indicação de Procedência Altos Montes Safra 2021. A cerimônia de entrega ocorrerá às 19h, na Escola de Gastronomia da Universidade de Caxias do Sul, em Flores da Cunha. A certificação contemplará 12 rótulos, produzidos por seis vinícolas associadas.

O evento contará com a presença dos prefeitos de Flores da Cunha e Nova Pádua, César Ulian e Danrlei Pilatti, respectivamente, além de demais autoridades locais, representantes da associação e das vinícolas que receberão o certificado, sendo elas:  Boscato Vinhos Finos, Cave de Angelina, Luiz Argenta, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana e Vinícola Bebber.

Os vinhos que irão receber os certificados de aprovação na próxima semana passaram por avaliação técnica e degustação às cegas em outubro. Na ocasião, foram avaliadas doze amostras da Safra 2021 e reavaliadas duas da Safra 2020, todas foram recomendadas, por unanimidade, pelos sete enólogos avaliadores. Essa é a segunda safra de vinhos da Associação que irá receber o Selo IP.

“Os vinhos da safra de 2021 se mostraram com um potencial de guarda muito interessante. Todos com uma acidez viva, um frescor muito presente. Vinhos exuberantes, que com certeza, poderão ter uma vida muito longa e amadurecer muito bem em garrafa”, aponta o enólogo e coordenador da IP Altos Montes, Felipe Bebber.

O Selo Altos Montes corresponde ao terroir da região que abrange Flores da Cunha e Nova Pádua, na Serra Gaúcha. A certificação foi um trabalho conquistado pela Associação dos Produtores dos Vinhos dos Altos Montes que, atualmente, conta com doze vinícolas associadas.  

Apromontes – A Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes) foi criada em 2002, para fortalecer a rede vitivinicultora e promover o enoturismo local. Atualmente é composta por doze vinícolas:  Boscato Vinhos Finos, Casa Venturini Vinhos & Espumantes, Cave de Angelina Vinhos & Vinhedos, Fante Bebidas, Luiz Argenta Vinhos Finos, Terrasul Vinhos Finos, Valdemiz Vinhos Finos, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana, Vinícola Família Bebber, Vinícola Mioranza e Vinícola Panizzon. Mais informações podem ser obtidas em www.vinhosdosaltosmontes.com.br. 

Vinhos da Safra 2021 recomendados para o Selo IP Altos Montes

Boscato Vinhos Finos
Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Merlot

Cave de Angelina – Vinhos e Vinhedos
Vinho Fino Branco Seco Chardonnay

Luiz Argenta Vinhos Finos
Vinho Fino Branco Seco Chardonnay
Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Merlot
Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Cabernet Franc
Vinho Fino Tinto Seco de Guarda (Corte)

Vinhos Fabian
Vinho Fino Branco Seco Chardonnay
Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Merlot
Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Cabernet Sauvignon
Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Tannat

Vinhos Viapiana
Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Pinot Noir

Vinícola Bebber
Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Merlot

Bazar Flor de Lis

Veja quais as vinícolas gaúchas tiveram vinhos recomendados à unanimidade

Fotos: Usina da Notícia

Na noite de terça-feira, 19, foi realizada na Escola de Gastronomia da Universidade de Caxias do Sul, em Flores da Cunha (RS), a degustação às cegas que avaliou os rótulos da Safra 2021 candidatos a receberem o Selo IP Altos Montes, região vinícola do gaúcha.

Foram avaliadas 12 amostras de vinhos e todas foram recomendadas por unanimidade pelos sete enólogos avaliadores.

As vinícolas que submeteram vinhos para análise foram Vinhos Viapiana, Boscato Vinhos Finos, Luiz Argenta Vinhos Finos, Cave de Angelina – Vinhos e Vinhedos e Vinícola Bebber.

Além das 12 amostras da safra 2021, avaliadas e recomendadas por unanimidade, mais 2 amostras da Safra 2020 (a Safra das Safras) foram degustadas novamente para poderem ir ao mercado nos próximos dias, ambas também foram recomendadas por unanimidade pelos sete enólogos avaliadores.

O Comitê de Avaliação foi composto por dois pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Uva e Vinho (Embrapa Uva e Vinho), um enólogo da Associação Brasileira de Enologia (ABE) e outros quatro enólogos das vinícolas associadas.

Vinhos da Safra 2021 que receberão o Selo IP Altos Montes

Boscato Vinhos Finos
Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Merlot

Cave de Angelina – Vinhos e Vinhedos
Vinho Fino Branco Seco Chardonnay

Luiz Argenta Vinhos Finos
Vinho Fino Branco Seco Chardonnay
Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Merlot
Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Cabernet Franc
Vinho Fino Tinto Seco de Guarda (Corte)

Vinhos Fabian
Vinho Fino Branco Seco Chardonnay
Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Merlot
Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Cabernet Sauvignon
Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Tannat

Vinhos Viapiana
Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Pinot Noir

Vinícola Bebber
Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Merlot

Comitê de Avaliação
Clóvis Roberto Boscato – Boscato Vinhos Finos
Delto Garibaldi – Vinícola Mioranza (Proprietário do Laboratório Lavin também)
Rudinei Pauletti – Luiz Argenta Vinhos Finos
Elton Viapiana – Vinícola Viapiana
Giuliano Pereira – EMBRAPA
Mauro Zanus – EMBRAPA
Bruno Motter – ABE (Proprietário da Dom Guerino Vinhos Finos)

Gelo Camelo

Doze sugestões de vinícolas brasileiras para conhecer no Rio Grande do Sul

Para quem deseja fazer uma charmosa viagem de inverno para a Serra Gaúcha, observar belas paisagens, visitar vinícolas, degustar vinhos e uma boa gastronomia italiana, mas quer fugir das cidades mais conhecidas ou conhecer novos destinos, a Região dos Altos Montes é a alternativa ideal.   

A Rota dos Vinhos dos Altos Montes localizada na Encosta Superior do Nordeste do RS, entre os municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua. A região abriga a maior extensão de plantação de uvas e produção de vinhos do Brasil, colhendo até 80 milhões de quilos de uva e produzindo 45 milhões de litros de vinho numa só safra. Além dos vinhos de mesa, a região também é conhecida pela qualidade de seus vinhos finos e é contemplada com o registro de Indicação de Procedência (IP) dos Altos Montes. 

Para quem visitar a região terá uma extensa e diversa gama de vinícolas e atrativos para visitar, como grandes vinícolas ou empresas familiares. As vinícolas dos Altos Montes também são marcadas pela história da colonização italiana e proporcionam esse mergulho cultural aos seus visitantes. Atualmente, 12 vinícolas fazem parte da Rota de Vinhos dos Altos Montes. Confira abaixo a lista das vinícolas com mais informações. 

Vinícolas dos Altos Montes 

  1. Boscato Vinhos Finos – http://www.boscato.com.br/ 
  2. Casa Venturini Vinhos & Espumantes – http://www.casaventurini.com.br/ 
  3. Cave de Angelina Vinhos & Vinhedos – https://cavedeangelina.com.br/ 
  4. Fante Bebidas – http://www.fante.com.br/ 
  5. Luiz Argenta Vinhos Finos – http://www.luizargenta.com.br/site/ 
  6. Terrasul Vinhos Finos – http://www.vinhosterrasul.com.br 
  7. Valdemiz Vinhos Finos – https://www.montereale.com.br/valdemiz-vinhos-finos 
  8. Vinhos Fabian – https://vinhosfabian.com.br/ 
  9. Vinhos Viapiana – https://vinhosviapiana.com.br/ 
  10. Vinícola Bebber – https://www.familiabebber.com.br/Home/ 
  11. Vinícola Mioranza – https://www.mioranza.com/ 
  12. Vinícola Panizzon – https://www.panizzon.com.br/institucional 

Mapa Turístico da Região – https://cutt.ly/jn6dHcn I

Com informações de Jean Costa, da Usina de Notícias.

 

Bazar Flor de Lis