Até os deputados estão insatisfeitos com o Governo do RN

Deputado José Dias

O não pagamento das emendas parlamentares impositivas voltou a ser apontado pelo deputado estadual José Dias como um problema de relacionamento entre o Governo do Estado e o Poder Legislativo.

“O que vemos é uma falta de respeito ao Poder Legislativo quando o interesse desta Casa não é atendido pelo chefe da Casa Civil. Não temos a liberação das emendas porque isso precisa passar pelo crivo do chefe da Casa Civil”, afirmou.

José Dias disse que o Governo do Estado está promovendo um “desvio de função sobre o ponto de vista administrativo, ético e moral” quando faculta a autoridade acerca dos pagamentos das emendas ao chefe da Casa Civil, quando, na verdade, explicou, “isso é função da Secretaria de Planejamento”.

Gelo Camelo

Deputado Coronel Azevedo homenageia o Exército na Assembleia do RN

(Foto: João Gilberto)

A tarde da quarta-feira (17) foi de homenagem na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Por iniciativa do deputado Coronel Azevedo (PL), o Legislativo realizou Sessão Solene em comemoração ao Dia do Exército, comemorado no dia 19 de abril.

Bazar Flor de Lis

Assembleia Legislativa nomeia mais 21 aprovados em seu concurso público

O Legislativo Potiguar publicou, na sexta-feira (15), em seu Diário Oficial Eletrônico nº 1279, o Edital de Nomeação dos 21 aprovados que ainda constavam dentro das vagas do concurso público promovido em setembro de 2022. Agora, os nomeados deverão entregar os documentos previstos no Anexo II, bem como os resultados dos exames relacionados no Anexo III, no período de 15 de março de 2024 a 15 de abril de 2024. 

Prefeitura de Mossó

Cristiane mobiliza sociedade para ajudar pacientes de doenças raras

A urgente necessidade da criação de um Centro de Referência para Doenças Raras no Estado do Rio Grande do Norte foi tema de uma audiência pública proposta pela deputada estadual Cristiane Dantas.

A audiência aconteceu na quinta-feira, 29 de fevereiro.

Preocupada com o assunto, a deputada reuniu na Assembleia Legislativa vários especialistas e interessados no assunto. Participaram das discussões alguns profissionais da Saúde, como médicos e enfermeiros; representantes do Ministério Público, do Conselho Regional de Medicina do RN (CREMERN) e da Associação de Doenças Raras do RN; membros do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (CONSEMS), da Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap/RN) e da Comissão de Saúde da OAB/RN; além do coordenador de Promoção Estadual dos Direitos da Pessoa Com Deficiência e de pacientes e seus familiares.

“A data de hoje – 29 de fevereiro – marca a Campanha de Conscientização sobre o Dia Mundial e Nacional das Doenças Raras. Essa mobilização foi criada pela Organização Europeia de Doenças Raras (EURORDIS) e mais de 65 parceiros, com o objetivo de dar visibilidade aos pacientes e gerar mudanças para os 300 milhões de pessoas em todo o mundo que vivem com uma doença rara, além de suas famílias e cuidadores”, iniciou Cristiane Dantas. 

Segundo a deputada, no Brasil, onde se estima que 13 milhões de pessoas sejam afetadas por doenças raras, a data emblemática foi instituída pela Lei nº 13.693/2018.

Gelo Camelo

Ezequiel Ferreira recebe deputado federal Túlio Gadêlha

Deputado Ezequiel conversa com Túlio Gadelha

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), se reuniu na quinta-feira (22) com o deputado federal Túlio Gadêlha (REDE-PE). A visita de cortesia foi no gabinete da Presidência da ALRN. Túlio é famoso por namorar a apresentadora Fátima Bernardes.

Bazar Flor de Lis

Prefeitos passam momento de angústia, diz Tomba

Deputado fez o alerta na Assembleia Legislativa

“Tenho recebido muitas ligações dos prefeitos, que estão vivendo um momento de angústia e dificuldades com o não pagamento e repasse do Petern por parte do governo estadual. Queríamos fazer um apelo à Secretária de Educação, ao chefe de gabinete do governo e à própria governadora a fim de solucionar esta questão”, disse.

O Petern é Programa Estadual de Transporte Escolar.

Prefeitura de Mossó

Ezequiel pede infraestrutura, abastecimento e segurança para Macaíba

O município de Macaíba, na região metropolitana de Natal, motivou uma série de requerimentos que foram apresentados pelo deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. As solicitações envolvem investimentos em infraestrutura, abastecimento e segurança pública.

O primeiro ofício apresentado por Ezequiel requer a realização de serviços de manutenção e reparos na barragem de Tabatinga, em Macaíba. O equipamento foi construído para conter as águas do rio Jundiaí, afim de evitar enchentes na cidade. Além disso, tem capacidade para atender a população e o distrito industrial. Na justificativa, o parlamentar lembra que o local nunca passou por serviços de manutenção na comporta e na parede.

Ezequiel também solicitou a reforma geral do Caic de Macaíba, localizado no bairro Campo das Mangueiras. A área é administrada pelo Estado em parceria com o Governo Federal. O local também abriga a Escola Estadual Deputado Jessé Pinto Freire e “não recebe serviços de recuperação e reformas há mais de 20 anos”.

Ainda para Macaíba, outro requerimento solicita a recuperação asfáltica da RN-160, no trecho que liga os municípios de Serrinha e Macaíba. A estrada se encontra esburacada em consequência das fortes chuvas que caíram na região e da falta de manutenção. 

O deputado também requer a perfuração e instalação de poços nas comunidades de Japecanga, Capoeira, Curralinho e Ferreiro Torto, além da disponibilidade de uma nova viatura policial para a cidade.

Bazar Flor de Lis

Ezequiel Ferreira pede investimentos para Macau e Guamaré

Os municípios de Macau e Guamaré, na região salineira do Estado, motivaram uma série de requerimentos apresentados pelo deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Os documentos solicitam ações em saúde, segurança e infraestrutura.

Para Macau, Ezequiel solicita a realização de um estudo de viabilidade para a reativação dos cursos presenciais, no campus da UFRN. O parlamentar explica que a população “sofre com as consequências da inativação dos cursos, uma vez que a sede do município possui boa infraestrutura para os alunos”. 

Na área da segurança pública, o deputado requer para Macau a recuperação da 5ª Delegacia Regional da Polícia Civil, localizada na cidade, além da transferência da sede da Delegacia da Mulher para o prédio da Central do Cidadão do município. 

Já em relação a Guamaré, os primeiros documentos requerem a destinação de uma ambulância e de um carro fumacê para atender as demandas do município, além de permitir um melhor combate ao mosquito aedes aegypti, inseto transmissor da dengue, chinkungunya e zika. 

Ainda para Guamaré, Ezequiel reivindica o envio de uma viatura policial para fortalecer o combate a criminalidade na região. Além disso, solicita a realização de obras de pavimentação e drenagem das ruas da cidade, valorizando os imóveis e facilitando o tráfego na localidade.

Prefeitura de Mossó

BOLSONARO HOJE EM NATAL: Coronel Azevedo recebe ex-presidente em sessão na Assembleia Legislativa nesta 5ª feira

“Uma cerimônia que vai simbolizar o sonho do Brasil de voltar a ter liberdade”. É com esse propósito que o deputado estadual Coronel Azevedo vai receber na quinta-feira, 30, na Assembleia Legislativa, o ex-presidente Jair Bolsonaro em uma sessão solene em homenagem ao Dia do Motociclista.

A sessão está marcada para às 14h, no prédio sede da Assembleia RN, Palácio José Augusto, na Cidade Alta, em Natal, e são esperados motociclistas de várias partes do Rio Grande do Norte.

“A liberdade é o sonho mais antigo do homem. E o homem transformou essa tão sonhada liberdade em máquina e a chamou de motocicleta!”, diz o Deputado Coronel Azevedo, que já foi comandante da Polícia Militar do RN e também é motociclista.

“Bolsonaro é admirado por milhões de motociclistas do Brasil. Ele valoriza o maior sentimento que essa categoria defende, que é o da liberdade. Então, nada mais justo e natural que esta sessão solene tenha a presença do ex-presidente ao lado daqueles que defendem a liberdade em todas as suas dimensões. Uma moto na garagem faz a gente sonhar. Uma moto na estrada faz a gente viver. Vamos nos unir para fazer o Brasil sonhar novamente com liberdade”, enfatiza o Coronel Azevedo.

O presidente Bolsonaro já confirmou presença no evento.

Na sessão solene, serão homenageados os motoclubes e unidades operacionais.

• Nacionaes Law Enforcement Motorcycle Club – XVIII Regional Rio Grande do Norte
• Casacos de Couro Moto Clube – Rio Grande do Norte
• Estrada Moto Clube
• A Ordem Moto Clube
• Cumpadres do Brasil Moto Clube
• Moto Clube Buraqueiras do Asfalto
• Moto Cops Brasil Moto Clube
• Esqudrão P-47 Moto Clube
• Moto Clube B-17
• Moto Clube Bodes do Asfalto – Sub Sede Natal
• Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal
• Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas – ROCAM
• 1ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário – (1ª CIPRv/CPRE – Esquadrão Águia)
• Pelotão de Polícia do Exército / 7ª Bda Inf Mtz
• Polícia Rodoviária Federal

Gelo Camelo