Nova campanha da Assembleia Legislativa estimula doação de órgãos

Compartilhe Viagens

8b2a1212-bbc9-45ec-95bd-bcf50c4f6e60

Salvar vidas é o novo propósito da campanha institucional da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte – Doe órgãos. Salve vidas, que começa a veicular nesta semana peça de propaganda onde estimula a doação de órgãos.

“Também é missão institucional do Poder Legislativo ações que busquem o bem estar comum através de ações para população. No Rio Grande do Norte, como em todo o Brasil, ainda predomina o desconhecimento e preconceitos sobre a doação de órgãos. Com essa mensagem, procuramos desconstruir esses empecilhos e provocar uma reflexão sobre o tema”, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB).

A nova campanha, veiculada em mídias tradicionais, digitais, móveis e fixas, como outdoors e back bus (ônibus), explica como pode ser feita a doação, quando é indicado e orienta a família com informações que ajudam a desmistificar o tema, como a mutilação e os custos para arcar com a doação, que não existem.

Mais da metade das famílias de potenciais doadores de órgãos no Rio Grande do Norte se recusa a liberar a doação. A quantidade está acima da média nacional, que já é alta. Enquanto que o índice nacional é de 43% de recusa familiar, no RN é de 52%.

Atualmente, o Rio Grande do Norte realiza transplantes de rins, córnea, e medula óssea. A lista ativa de espera para o transplante renal conta com um total de 151 pacientes inscritos. Já a lista de espera por um transplante de córnea é de 123 pacientes e 22 pacientes aguardando um transplante de medula óssea.

Em 2016 foram realizados 221 transplantes no RN, sendo 104 transplantes de córnea, 67 de rim e 50 transplantes de medula óssea. No Rio Grande do Norte, no ano de 2017, de janeiro a março, foram realizadas 15 doações de órgãos.

Audiência pública
A fim de promover e ampliar o debate sobre a doação de órgãos e medula óssea, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, promove nesta sexta-feira (7), audiência pública a partir das 9h. Representantes das bancadas federal e estadual, Câmara Municipal, Justiça Federal, secretarias de saúde pública estadual e municipal, associações e instituições interessadas no tema e sociedade em geral estarão presentes na audiência pública.

Deputado sugere ao Governo mudança no estatuto da Policia Militar

Revista Deguste

Requerimento do deputado estadual Gustavo Carvalho apresentado quarta-feira (15) de março na Assembleia Legislativa, sugere ao governador Robinson Faria a elaboração de um projeto de lei que altere o texto do Estatuto da Policia Militar facultando ao policial militar que tenha ido para a reserva por assumir cargo eletivo que possa retornar à ativa quando terminar o mandato.  

Pela lei atual o militar que exercer função política após o fim do mandato entra obrigatoriamente na reserva, espécie de aposentadoria compulsória para os militares estaduais, sem a possibilidade do retorno ao serviço ativo da corporação.

“Hoje, enquanto o servidor público pode ser candidato, ser eleito e exercer o mandato, e ao término retornar ao serviço público, o militar, não importando quantos anos de serviço tenha, é obrigado a passar para a inatividade, recebendo o salário proporcional, sendo apenado por tentar exercer um mandato político, perdendo o direito de retornar ao serviço público e complementar a sua aposentadoria” afirma o parlamentar.

Procon móvel da Assembleia Legislativa concilia 98% dos conflitos em Parnamirim

Compartilhe Viagens

Inaugurando sua unidade móvel em Parnamirim, o serviço de defesa do consumidor da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte conciliou 98% dos conflitos durante sua permanência na cidade.

Nos dois dias em que esteve no município da Grande Natal, na terça e quarta-feira, o Procon Legislativo atendeu 108 pessoas. Apenas quatro delas não entraram em acordo com a parte reclamada, resultando na abertura de processo. Para 97% daqueles que foram atendidos, a avaliação do serviço foi nota 10.

Procon da Assembleia Legislativa agora tem unidade móvel

Procon da Assembleia Legislativa agora tem unidade móvel

Vivaldo é o líder do novo bloco partidário formado por DEM e PROS

Revista Deguste

Mais um bloco parlamentar foi formalizado na Assembleia Legislativa. O ofício foi protocolado na sessão ordinária desta terça-feira (14) contendo a indicação do líder, o deputado Vivaldo Costa (PROS). Além dele, José Adécio (DEM), Getúlio Rêgo (DEM) e Albert Dickson (PROS) compõem o novo bloco.

(Foto: Eduardo Maia)

CCJ da Assembleia marca sessão especial para votar o ficha limpa

Compartilhe Viagens
CCJ da Assembleia do RN         Depois do adiamento da terça-feira passada, a votação do projeto do deputado Kelps Lima, que institui a exigência de Ficha Limpa para cargos comissionados no Governo do Estado, está marcada para ser retomada em sessão especial, às 15h de hoje (quinta-feira), na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa.
       Para ter a continuidade de sua tramitação aprovada, o projeto precisa de três dos cinco votos da comissão.
Dois deputados já votaram em sessões anteriores e o resultado parcial é um voto a favor (do deputado Hermano Morais – que é relator do projeto) e um contra (do deputado Getúlio Rego).
Ainda podem votar os deputados Kelps Lima (autor do projeto), e os deputados Ezequiel Ferreira de Souza e Agnelo Alves.
A votação estava prevista para terça-feira passada, 24 de setembro, mas teve que ser adiada porque um dos componentes da CCJ não pode comparecer à sessão.