Domingo, 3, tem eleição no Ceará, Goiás e São Paulo

Eleitoras e eleitores dos municípios de Ubarana (SP), Itupeva (SP), Bom Jardim de Goiás (GO) e Alto Santo (CE) voltarão às urnas neste domingo (3). As três primeiras localidades vão eleger novos prefeitos e vice-prefeitos. Já o município cearense escolherá novos vereadores. As votações acontecerão das 8h às 17h.

Concorrem a prefeito e vice-prefeito de Ubarana (SP), respectivamente, candidatos de duas coligações: Delei (Solidariedade) e Nei (PP), pela coligação Com União e Determinação, Umburana Vai Avançar (Solidariedade/PP/União); e Kiko (Republicanos), com Rael (MDB) como vice, pela coligação Unidos Pela Igualdade (Republicanos/MDB/PL).

Já em Itupeva (SP), concorrem na eleição majoritária candidatos de quatro chapas: Jota Júnior (Solidariedade) e Val Pavan (Solidariedade); Lucas Fumacinha (Republicanos) e Paulo da Ambulância (Republicanos); Mustafá (PSD) e Kleberson (PL), pela coligação Itupeva Não Pode Parar (PDT/Pode/PL/PSB/PSD); e Rogério Cavalin (MDB) e Isaque Messias (MDB).

E, no município goiano de Bom Jardim de Goiás, os candidatos a prefeito e vice são os seguintes: Baré (PSDB) e Marcin do Pit Dog (PSD), pela coligação Nosso Futuro É A Gente Que Faz (PSDB/Cidadania/PSD); e Willian Gregório (União) e Zezinho do Dé (MDB), pela coligação Coragem Para Fazer (União/MDB/PDT).

Escolha de novos vereadores

Nas eleições de Alto Santo (CE), eleitoras e eleitores escolherão entre 33 candidatos, que disputam as 11 vagas para vereador na Câmara Municipal. A realização do novo pleito foi confirmada, por unanimidade, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Plenário da Corte também definiu, por maioria, que a renovação alcançará todas as cadeiras para o cargo. Consulte os candidatos no DivulgaCandContas.

Em 2022, a Justiça Eleitoral cassou o mandato de sete parlamentares do Partido Social Democrático (PSD) e do Partido Democrático Trabalhista (PDT) por fraude à cota de gênero mediante o lançamento de candidaturas femininas fictícias nas Eleições 2020. A medida resultou na anulação de mais da metade dos votos válidos para o cargo na cidade, correspondendo a 57,21% do total, e na determinação, pelo TRE, de novas eleições. Diante disso, o Partido dos Trabalhadores (PT) apresentou pedido de liminar para suspender o pleito, sob o argumento de que a anulação atingiu vereadores eleitos em 2020 pela legenda.

Gelo Camelo

Milei diz que Argentina voltará a ser potência mundial e fala em mudanças drásticas

Javier Milei é o novo presidente da Argentina

Em discurso, Milei diz que tarefa de governar Argentina ‘não é para fracos, covardes ou corruptos’. Ele afirmou, ainda, que seu modelo de governo está baseado no respeito à liberdade e à propriedade e destacou que há esperança

Valor Econômico

Bazar Flor de Lis

Além de Natal, MP recomendou cancelamento das eleições também em Areia Branca e Ceará-Mirim

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) emitiu duas recomendações às Comissões Especiais do Processo de Escolha dos Conselheiros Tutelares e aos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de Areia Branca e Ceará-Mirim para que fossem canceladas imediatamente as eleições e votações nos respectivos municípios, no domingo (1º).

Em Ceará-Mirim, a recomendação leva em consideração problemas na alimentação das urnas e reclamações de eleitores de que não estavam conseguindo votar em mais de um candidato, como havia sido disciplinado na resolução e no edital do processo de escolha dos conselheiros tutelares.

Já em Areia Branca, foi identificado, no início da votação, erro material no registro de número de candidato na urna de votação, inviabilizando o prosseguimento do pleito.

Em ambos os casos, o MPRN concedeu um prazo de cinco dias para que as Comissões Especiais do Processo de Escolha dos Conselheiros Tutelares e os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de Areia Branca e Ceará-Mirim informem sobre as providências adotadas para atender às recomendações e sobre nova data para a realização da votação.

Em Natal, o cancelamento aconteceu por problemas na troca de urnas, que foram enviadas para locais errados.

Gelo Camelo

Comunicado Oficial do TRE-RN sobre as Eleições dos Conselhos Tutelares

“O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) comunica que as eleições para os Conselhos Tutelares são de responsabilidade das Comissões Especiais Eleitorais designadas pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de cada cidade.

Cabe a estas comissões disciplinar todo o processo da eleição, desde o registro de candidatas e candidatos, passando pela ORGANIZAÇÃO DOS LOCAIS DE VOTAÇÃO, pela divulgação da listagem de eleitores aptos a votar até a totalização dos votos e divulgação dos resultados.

O papel da Justiça Eleitoral, neste pleito, é unicamente de apoio, com empréstimo de urnas eletrônicas e de lona, suporte técnico, treinamento de mesários e fornecimento da lista de eleitores. A participação do Tribunal está disciplinada na Resolução do TSE nº 23.719/2023.

Informamos que as ocorrências registradas neste domingo em Natal e Areia Branca não são de responsabilidade do TRE-RN. A distribuição, recolhimento e a totalização das urnas eletrônicas são atribuições dos Conselhos Municipais. 

Em Natal, a falha foi ocasionada pela distribuição equivocada das urnas eletrônicas em suas respectivas seções pelo COMDICA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) de Natal, fato que resultou no adiamento do processo de escolha dos conselheiros tutelares, conforme nota pública emitida pelo respectivo Conselho.

Em relação a Areia Branca, a falha ocorreu devido ao encaminhamento, por parte da Comissão Especial Eleitoral do CMDCA, do número errado do candidato para a parametrização das urnas eletrônicas do município. 

Ana Esmera Pimentel da Fonseca

Diretora-Geral do TRE-RN”

Bazar Flor de Lis

Chapa “Juntos para Avançar” divulga nomes dos candidatos na eleição do CREA

A eleição no CREA RN será realizada no dia 17 de novembro de 2023 e uma das chapas já colocou o nome na rua. A atual presidente do Conselho, Ana Adalgisa, é candidata a Conselheira Federal, enquanto o engenheiro Roberto Wagner é candidato a presidente.

O engenheiro Márcio Sá concorre novamente à direção da Mútua, tendo Emerson Cruz como suplente de Conselheiro Federal e Gilbrando Trajano Jr como candidato a Diretor Administrativo da Mútua – RN.

Prefeitura de Mossó

Domingo tem eleições para prefeito em dois municípios

Os eleitores e as eleitoras dos municípios de São Lourenço do Piauí (PI) e de Cachoeira Alta (GO) voltarão às urnas neste domingo (6) para eleger os novos prefeitos e vice-prefeitos. As votações ocorrerão das 8h às 17h, e a apuração dos votos será feita logo após o término. Os eleitos no domingo cumprirão mandato até dezembro de 2024.

A nova eleição em São Lourenço do Piauí será disputada pela coligação São Lourenço em Boas Mãos, formada pelos partidos PSD e PP, com os candidatos a prefeito e vice Thiago Damasceno Ribeiro Santana e Wallacy Rangel de Oliveira Paes Damasceno; e a Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil, composta pelos partidos PT, PCdoB e PV, com Raimundo Nonato de Sousa Marques e Marcelo Ribeiro de Oliveira, candidatos a prefeito e vice, respectivamente.

Já em Cachoeira Alta, concorrem três coligações: Juntos por Cachoeira Alta, que tem os candidatos Clovis de Oliveira (PSDB) e Claudia Regina da Costa Severino (PP); Unidos para Reconstruir, com Marcelo Paula (MDB) e Michele Alves (Patriota), candidatos a prefeito e a vice; e Unidos em um Novo Caminho, formada pelos candidatos Tiago Ramalho de Araújo (Pode) e Vinicius Timbete (PDT).

TSE

Gelo Camelo

Hoje tem duas eleições no Brasil

Neste domingo (5), das 8h às 17h, as eleitoras e os eleitores dos municípios de Palhano (CE) e Viseu (PA) voltarão às urnas para eleger os novos prefeitos e vice-prefeitos em  eleições suplementares. Os candidatos eleitos exercerão os mandatos até 31 de dezembro de 2024. A consulta aos concorrentes pode ser feita no sistema DivulgaCandContas.

TSE

Bazar Flor de Lis

Allyson de Mossoró prestigiou convenção de Gustavo em Guamaré

Gustavo é candidato a prefeito de Guamaré pelo Solidariedade com apoio de Allyson

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, foi até Guamaré (RN) neste domingo, 26 de setembro, apoiar o lançamento da candidatura do representante do Solidariedade, Gustavo Santiago, nas eleições suplementares para a Prefeitura da cidade.

As eleições estão marcadas para o dia 7 de novembro.

A convenção aconteceu em Baixa do Meio. Gustavo é vereador e um nome bastante respeitado no município. Ele é candidato apoiado por Mozaniel, outro político de prestígio na região.

Veja o que Allyson postou sobre a convenção de ontem. CLIQUE AQUI

Prefeitura de Mossó

A eleição da FECAM e o risco de contágio do CoronaVírus

Eleição nesta sexta-feira vai trazer dezenas de vereadores do interior para a capital

A eleição da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte está marcada para esta sexta-feira, 28.

Os candidatos são os presidentes das Câmaras Municipais de Mossoró e Natal.

A eleição está marcada para Natal e para a capital devem marchar vindo do interior dezenas de presidentes de Câmaras Municipais para escolher um novo presidente.

O problema é que o Governo do Estado, corretamente, está impondo algumas restrições nas regiões do interior devido ao alto contágio do CoronaVírus. Então, trazer todos os vereadores do interior para a capital é um risco de proliferação da doença.

Um dos eleitores, que é presidente de Câmara no interior, inclusive gravou um vídeo pedindo o adiamento. Assista: https://www.instagram.com/p/CPWsOjIlmHp/?utm_medium=share_sheet

Prudente era adiar.

Gelo Camelo