Entidades empresariais realizam 4º Congresso de Negócios e Empreendedorismo do Seridó

O 4º Congresso de Negócios e Empreendedorismo do Seridó será realizado no Auditório do Ceres-UFRN, em Caicó, hoje e sábado. Promovido pela Associação Comercial, Industrial e Serviços de Caicó (Acisc), Câmara de Dirigentes Lojistas de Caicó e Sindicato do Comércio Varejista de Caicó (Sindvarejo), o evento foi contemplado no Edital de Patrocínio Institucional Mercadológico do Banco do Nordeste.

Este ano o Congresso tem como tema: “Descomplique, não crie a crise”, num claro incentivo para o despertar do espírito empreendedor dos lojistas da região. A programação contempla palestras, debates, painéis e minicursos. Destinado aos empresários, o evento reúne também a comunidade universitária – professores e estudantes -, além de autoridades municipais e estaduais.

Com informações da Fecomercio RN

SENAC promove cursos em Jardim do Seridó

Revista Deguste

O gerente de Desenvolvimento Educacional do Senac, Rômulo Campos, visita a Jardim do Seridó para apresentar os cursos profissionalizantes que acontecerão através do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) no município. 

Os cursos: Operador de Computador, Recepcionista, Promotor de vendas e Monitor de Recreação. A previsão do início das aulas é para o próximo mês de novembro”, adiantou o gerente do SENAC/RN.

 

Padre do PMDB quer estradas e água para Jardim do Seridó

Compartilhe Viagens
A governadora Rosalba e o padre Jocimar caminham juntos sob o sol do Seridó

A governadora Rosalba e o padre Jocimar caminham juntos sob o sol do Seridó

Durante a presença de Rosalba Ciarlini (DEM) em Jardim do Seridó, sexta-feira (5), o Prefeito Padre Jocimar Dantas (PMDB) aproveitou a ocasião para fazer e reiterar alguns pedidos à governadora do RN:  a construção da estrada que liga a cidade ao Povoado Currais Novos e poços para abastecimento na região.

A governadora nem disse que sim nem que não. Jogou a solução do problema para um dinheiro que está por ser liberado pela Caixa Econômica e disse que com esses recursos vai ajeitar 11 poços que já estão perfurados, mas que não estão em funcionamento.

Na entrevista que deu à imprensa, o Padre disse que vai continuar cobrando.  “Esperamos que a governadora cumpra todos os seus compromissos administrativos com a nossa querida cidade. Em nome do povo de Jardim vamos continuar cobrando melhorias para o nosso Município”, ressaltou o prefeito.

 

Água da população não foi envenenada pela prefeitura de Jardim do Seridó

Revista Deguste

(Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Jardim do Seridó)

Durante a reunião realizada no Auditório Mestre Galinho, nesta quinta-feira (21) para discutir a problemática da dengue no município, técnicos da Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP/RN), também falaram sobre a utilização do produto químico NOVALURON pelos agentes de endemias após o prazo de validade em Jardim do Seridó.

A bióloga/técnica do PECD da SESAP, Márcia Gonçalves de Lima fez uma explanação aos presentes para esclarecer que tanto a IV USARP de Caicó, como a Secretaria Estadual de Saúde Pública tinham conhecimento da utilização deste produto em Jardim do Seridó. “Como não existia mais NOVALURON no estoque do Estado, entramos em contato com o Ministério da Saúde que autorizou a utilização do larvicida nos municípios que ainda existisse, dispensando a realização de aprazamento deste produto”, disse Márcia Gonçalves.

Ela ainda explicou que mesmo após a data de vencimento, esse larvicida ainda tem poder de ação. “As substâncias químicas encontradas nestes tipos de produtos são diferentes, por exemplo, das encontradas nos medicamentos. Segundo dados do próprio Ministério da Saúde, o poder de ação do NOVALURON pode se estender de 1 a 2 anos após o vencimento e o que vai determinar a sua eficácia são as condições ambientais e o tempo de exposição”, afirmou.

A bióloga também descartou qualquer risco de intoxicação na população, pois a concentração de ingrediente ativo encontrado na água está inclusive, abaixo até do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para o uso do NOVALURON que vai de 0,01 a 0,05 mg i.a./litro, tendo o Ministério da Saúde adotado a dose de 0,02 mg i.a./litro, ou seja, muito próxima do mínimo autorizado.

“Portanto, afirmo com toda propriedade que a Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó não envenenou a água da população, como foi maldosamente publicado na imprensa. E digo mais, para uma pessoa vim a se intoxicar com essa dosagem de NOVALURON seria necessário ingerir 15.000.000 milhões de litros de água tratada, o que seria impossível acontecer”, concluiu Márcia Gonçalves. Em tempo: Ela já havia enviado um parecer técnico ao município.

Por fim, respondendo a uma pergunta de um cidadão, o técnico da IV USARP de Dengue, Francisco Batista de Moura disse desconhecer os motivos que motivaram o presidente do SINDAS/RN a repassar tal informação para esse blog da cidade que divulgou o fato, pois eles precisariam de fundamentação técnica e não simplesmente causar pânico desnecessário na população. “Além de Jardim do Seridó, outros 25 municípios da regional estava usando o mesmo NOVALURON, mas só aqui existiu essa polêmica toda e hoje estamos aqui para mostrar a verdade dos fatos”, assegurou.


Padre Jocimar comemora 90% das obras da Unidade de Saúde no bairro Baixa da Beleza

Compartilhe Viagens
Construção da Unidade Básica de Saúde em Jardim do Seridó

Construção da Unidade Básica de Saúde em Jardim do Seridó

(Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Jardim do Seridó)

A primeira Unidade Básica de Saúde (UBS) de Jardim do Seridó que está sendo construída por trás do CRAS no Bairro Baixa da Beleza, encontra-se com os trabalhos bastante avançados e obedecem às normas de acessibilidade visando um maior conforto para portadores de necessidades especiais e a população em geral. Os serviços estão na fase final de acabamento e instalações elétricas.

 A UBS da Baixa da Beleza é uma obra do Governo Federal, através do Ministério da Saúde, em parceria com a Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, que disponibilizou a área do terreno e a contrapartida de R$ 1.320,04, enquanto que os recursos federais são da ordem de R$ 200.000,00. A empresa responsável pela execução da obra é a Morvan LTDA.

Unidade de Saúde fica no bairro Baixo da Beleza

Unidade de Saúde fica no bairro Baixo da Beleza

 Quando concluída, a UBS contará com recepção, dois consultórios médicos, um consultório odontológico, sala de procedimentos (injetáveis e inalação), sala de utilidades (expurgo), sala de reuniões, salas de curativos e vacinas, cozinha, quatro banheiros (sendo dois adaptados), portas e janelas de vidro, piso tátil, depósito próprio para lixo hospitalar e confortáveis áreas de circulação, entre outros.

 Para o prefeito, padre Jocimar Dantas (PMDB), trata-se de mais uma grande obra que o seu governo irá entregar a população jardinense. “As pessoas dos Bairros Baixa da Beleza, Aluízio Alves, Comissão, São João e adjacências em breve desfrutarão de um prédio com moldes modernos e estruturados para realizar consultas médicas, atendimentos odontológicos, entre outros serviços que serão oferecidos”, disse o prefeito.

Obra tem recursos do Governo Federal

Obra tem recursos do Governo Federal