Chalita lamenta cancelamento do réveillon em Natal e defende Carnatal e eventos privados no fim de ano

Diante da decisão de cancelar o réveillon em Natal por parte do prefeito Álvaro Dias, o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Rio Grande do Norte (SHRBS-RN), Habib Chalita, disse que entende a decisão do gestor, mas por outro lado lamentou que a não realização desse festejo de fim de ano impacta direta e indiretamente no setor turístico.

Contudo, Chalita ressaltou seu apoio e do Sindicato aqueles que estão empreendendo com eventos privados no Rio Grande do Norte seja em festejos de réveillon ou em festas como o Carnatal, que será realizado na próxima semana.

Para ele, eventos como o Carnatal e os réveillons privados ajudam fortemente ao setor de turismo do Rio Grande do Norte uma vez que muitas pessoas vêm de outros estados e países para aproveitar esses momentos em nosso estado. “Esses eventos [privados] usam os mais rigorosos protocolos de segurança e de vigilância sanitária”, frisou.

Quanto ao Carnatal, Chalita comentou que no ano em que celebra três décadas de realização ficou provado e demonstrado o quanto é bem produzida e organizada gerando bons resultados ao turismo e a economia do RN. “Nossa economia se movimenta neste momento de dificuldade que todos os setores do turismo têm passado ainda mais em um momento difícil de retomada que precisa ser feita com segurança e responsabilidade”, concluiu

Prefeitura de Mossó

Natal Fest Gourmet 2021 será em Ponta Negra

Fotos: Revista DEGUSTE

O Natal Fest Gourmet vai retornar na programação de final de ano. O festival se caracteriza por ser itinerante, e agora será realizado em Ponta Negra, depois de edições anteriores na praça Augusto Severo, Ribeira, Terminal Marítimo de Passageiros e Praça Pedro Velho.

A edição presencial será em área aberta de boa circulação, com participação de bares e restaurantes, respeitando todos os protocolos vigentes no período de realização, em novembro, mas o festival terá sua versão online.

Segundo o produtor Habib Chalita, a edição abrirá mais espaço para a programação musical com participação de mais artistas locais. Ações também estão sendo planejadas para tornar o festival um local de participação de turistas e natalenses, aproveitando as melhorias implementadas pelo município, com iluminação potente e paisagismo.

O Natal Fest Gourmet contará com o patrocínio da Prefeitura de Natal através do Programa Djalma Maranhão e Unimed Natal. A realização é da Platinum Produções.

Prefeito Álvaro Dias vai apoiar Natal Fest Gourmet promovido por Habib Chalita


Gelo Camelo

“O que estiver ao nosso alcance, será feito”, diz presidente da Assembleia aos donos de bares, restaurantes e hotéis

Presidente da Assembleia recebeu donos de bares, restaurantes e hotéis do RN

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira (PSDB), recebeu uma comitiva formada por representantes de entidades ligadas ao setor de turismo e eventos. Na pauta, um pedido de socorro dos setores ao presidente do Legislativo Potiguar.

“Os setores têm o meu apoio irrestrito. Desde já me coloco à disposição para buscar soluções para essa problemática. O que estiver ao nosso alcance, será feito. A primeira coisa que farei é fazer contato com a governadora para que possamos marcar uma reunião com representantes dos setores nos próximos dias”, enfatizou o deputado.


“São reivindicações simples, mas que representam a sobrevivência do turismo e dos eventos do nosso Estado”, comentou Abdon Gosson, Presidente da Associação Brasileira da Industria de Hotéis do RN, após apresentar a lista de solicitações da categoria.

“Saímos dessa reunião muito satisfeitos com o apoio irrestrito do presidente da Assembleia Ezequiel Ferreira, que se somou a nossa luta”, resumiu Habib Chalita – Presidente do Sindicato dos Bares, Restaurantes, Hotéis e Similares.

Participaram da reunião George Gosson –  presidente do Natal Convention Bureau;  Abdon Gosson –  Presidente da Associação Brasileira da Industria de Hotéis do RN; George Costa –  Presidente da Câmara de Turismo da Fecomércio; Habib Chalita – Presidente do Sindicato dos Bares, Restaurantes, Hotéis e Similares; Júnior Lima – Presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do RN; Francisco Câmara Junior – Presidente do Sindicato das Empresas de Turismo do RN; Paolo Passariello – Presidente da ABRASEL/RN; Bruno Giovanni – Diretor da Tv Assembleia.

A partir de informações da Assembleia Legislativa do RN

Bazar Flor de Lis

MORATÓRIA – Habib Chalita alerta para a imensa dificuldade dos bares e restaurantes

Empresário natalense Habib Chalita é presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes do RN

Diante das dificuldades financeiras do setor de bares e restaurantes por causa das limitações ao comércio impostas pelo CoronaVírus, está havendo uma mobilização em todo o Brasil para a aprovação de um Projeto de Lei no Congresso Nacional que pode conceder uma moratória aos restaurantes e demais setores afetados pela pandemia.

Caso a Moratória seja aprovada, os restaurantes podem suspender o pagamento de impostos até o fim da crise do Covid-19, evitando falência generalizada.

Para o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Rio Grande do Norte (SHRBS-RN), Habib Chalita, essa iniciativa tem muito a contribuir com o setor de bares, restaurantes, casas de eventos e buffets que tem sofrido fortemente com prejuízos e endividamentos desde o ano passado.

O documento foi elaborado pela seccional do Paraná da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PR) e pede que os estabelecimentos tenham a cobrança de tributos suspensa enquanto o país estiver em estado de calamidade pública nacional.

Ainda segundo o esboço do Projeto, seriam abrangidos pela moratória todos os tributos devidos pelas empresas apurados desde o início do decreto até a revogação, incluindo impostos estaduais e municipais como Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS).

Além disso, sugere que os tributos começarão a ser pagos três meses depois do fim do período de calamidade pública, em até 60 parcelas mensais iguais e sucessivas sem a incidência de multas, juros e outros encargos por atraso no pagamento.

Habib Chalita alerta para a quantidade de empreendimentos que sofrem com falências e dificuldades de honrar as contas por causa dos sucessivos decretos sanitários que fecham ou limitam o atendimento nos estabelecimentos.

Outro ponto do documento diz respeito a limitar o alcance da lei às empresas que trabalham sob o regime de tributação do Simples, sem correr o risco de grandes operadores requisitarem a mesma vantagem.

Prefeitura de Mossó

Sindicato dos Hotéis destaca investimento do Governo Federal para recuperação de Ponta Negra

A notícia da liberação de R$ 39 milhões para obras de recuperação costeira e engorda da praia de Ponta Negra é vista como um reforço importante para o turismo de Natal e do Rio Grande do Norte, sem falar na preocupação com o resgate dos empregos que foram afetados com a Pandemia.

Para Habib Chalita, presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Rio Grande do Norte (SHRBS-RN), o investimento no principal cartão-postal do Estado, no momento em que o país vivencia a pandemia causada pelo novo coronavírus, mostra ser um reforço e compromisso com a recuperação do setor de turismo e da própria economia local e dos milhares de empregados envolvidos.

A obra com os recursos federais prevê uma faixa de areia entre 23 a 30 metros de largura na maré alta. Habib destacou a atenção do Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, para a liberação do recurso que será executado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov), da Prefeitura de Natal. “Rogério disse que a praia de Ponta Negra e os potiguares merecem todos os esforços para a garantia da sua recuperação”, comentou.

Na avaliação do presidente do SHRBS-RN, além da otimização e melhoria do nosso principal cartão-postal, que é Ponta Negra, muitos hotéis, bares e restaurantes irão ganhar com essa importante obra para a nosso Estado. “Será beneficiada, principalmente, a comunidade com a geração e recuperação dos empregos severamente afetados pela Pandemia”, finalizou Habib.

Gelo Camelo

Justiça garante a Sindicato proibição do corte de energia e outras medidas em hotéis, bares e restaurantes no RN

O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Rio Grande do Norte (SHRBS-RN) conseguiu vitória na Justiça estadual, em favor de seus filiados, para a proibição do corte do fornecimento de energia elétrica por parte da Companhia Energética do RN (Cosern), enquanto perdurar a pandemia. A decisão é do juiz Fábio Antônio Correia Filgueira.

Além disso, também foi suspensa por 90 dias a cobrança por demanda contratada (potência à disposição, ainda que não utilizada), com mudança para energia efetivamente consumida, e foi deferido um parcelamento dos débitos para os pequenos empreendimentos em 12 vezes sem juros, sem entrada, a partir de 90 dias da decisão, bem como o parcelamento dos débitos para os grandes empreendimentos em 12 parcelas, com entrada de 20%, a partir de 30 dias da decisão.

De acordo com informações do escritório Jales Costa, Gomes & Gaspar, que faz a defesa do Sindicato, a decisão da Justiça beneficia cerca de 18 mil estabelecimentos em todo o Estado.

Para o presidente do Sindicato, Habib Chalita, a pandemia ocasionada pelo novo coronavírus atingiu fortemente o segmento de hotéis, restaurantes, bares e similares, face às proibições governamentais, com empreendimentos suspendendo parcial ou totalmente as atividades, gerando demissões dos empregados dessas empresas, impondo o ajuizamento da ação.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes Bares e Similares do RN

Bazar Flor de Lis

Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes pede ações do Governo para apoiar segmento de hospedagem e alimentação

Com mais quarentena, bares, Restaurantes e hotéis não terão alternativa a não ser demitir

Com mais quarentena, bares, Restaurantes e hotéis não terão alternativa a não ser demitir

A respeito do novo decreto do Governo do Estado, publicado neste dia 5 de maio, que mantém estabelecimentos comerciais como hotéis, bares e restaurantes fechados, o Sindicato que representa a categoria teme mais demissões nos próximos dias.

Veja o que diz o presidente da entidade, empresário Habib Chalita:

“Compreendemos e louvamos a necessidade das medidas de prevenção e combate ao novo coronavírus, mas é absolutamente imprescindível que o Governo planeje e execute ações e estratégias de apoio aos empresários, e por consequência aos empregados e às famílias correspondentes, nesse momento tão delicado que estamos vivenciando.

Como representante de uma categoria do setor produtivo de destaque em nosso Estado, insisto na imperiosa necessidade do Poder Executivo planejar e executar ações direcionadas ao setor de hospedagem e alimentação em todo o Rio Grande do Norte, sob pena das demissões aumentarem  ainda mais, sem contar o fechamento de estabelecimentos em todo o Estado, comprometendo fortemente a saúde da nossa economia.

É preocupante e alarmante que medidas práticas e consistentes ainda não tenham sido viabilizadas para socorrer a economia do RN, em especial do segmento de hospedagem e de alimentação.”

Habib Chalita, presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares Restaurantes e Similares.

Prefeitura de Mossó

Com diminuição no faturamento, Hotéis, Bares e Restaurantes conseguem liminar para não terem energia cortada

Habib Chalita é presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Siminares (Foto: www.canindesoares.com.br)

Habib Chalita é presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares (Foto: www.canindesoares.com)

O Governo do Estado assinou um decreto no dia 20 de março proibindo bares, hotéis e restaurantes de funcionarem com atendimento direto ao público em suas instalações, para evitar aglomerações e propagação de CoronaVírus.

Sem clientes suficientes para vender seus produtos e gerar receita, inevitavelmente os estabelecimentos vão atrasar suas contas de serviços básicos.

Temendo corte de energia, o que acarretaria uma tragédia maior ainda para o segmento, o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Rio Grande do Norte (SHRBS-RN) entrou na Justiça e Conseguiu uma Liminar assinada pelo juiz Fábio Antônio Correia Filgueira, no dia 7 de abril, garantindo aos estabelecimentos não terem o corte de energia, por um prazo de 60 dias, desde que as contas sejam referentes ao período da quarentena.

Para o presidente do Sindicato, Habib Chalita, a pandemia do novo coronavírus atingiu fortemente o segmento de hotéis, restaurantes, bares e similares, face às proibições governamentais, com empreendimentos suspendendo parcialmente e totalmente as atividades, além da demissão de empregados dessas empresas, o que impôs o ajuizamento desta ação.

Gelo Camelo